Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Agenda 2030 - Promover e divulgar o desenvolvimento sustentável


​Como forma de incentivar as bibliotecas públicas a assinalar algumas datas comemorativas e a desenvolver atividades com elas relacionadas, elaborámos o Calendário da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas a que associámos, para além de uma seleção de dias comemorativos mais relevantes que poderão contribuir para potenciar o papel de formação e informação das bibliotecas municipais, temas mensais que representam áreas de atuação essenciais com propostas de atividades a dinamizar.

No mês de setembro, o tema proposto é a Agenda 2030 da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Por considerarmos pioneiro nas diferentes vertentes de que se reveste e nas atividades desenvolvidas, passíveis de replicação e adaptação outras bibliotecas, publicas e municipais, destacamos neste mês o Projeto da Biblioteca Central da Universidade da Beira Interior, como contributo para o desenvolvimento sustentável, quer promovendo a sua importância junto da comunidade, quer sendo ela própria um agente de mudança com ações concretas que contribuem para MUDAR O MUNDO:

UBI0.jpg 

UBI1.jpg   UBI2.jpg

Distribuídas nos três polos da Biblioteca da UBI, há três EcoCaixas que contêm informações importantes sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS's). Apelando à participação e envolvimento de todos, juntamente com as EcoCaixas encontram-se folhetos com cada um dos objetivos onde podem ser elaborados comentários, fazer propostas etc.

Para além dos alertas constantes nas redes sociais chamando a atenção para a sustentabilidade, foram diversas as atividades já desenvolvidas associadas aos ODS e à Agenda 2030 da ONU.

Entre elas, uma exposição de poemas associados a cada um dos 17 ODS.  Os poemas foram impressos em papel 100% reciclável e, simultaneamente, foi organizada uma mostra bibliográfica dos diversos autores autores que integraram a exposição "17 objetivos /17 poemas".

UBI4.jpgUBI5.jpg
Exposições temáticas referentes a ODS específicos como, por exemplo, a exposição patente em março aliada ao mês da mulhar e ao ODS 5, "A invisibilidade da Mulher na história da arte", acompanhada de uma mostra bibliográfica subordinada à temática, ou a mostra coletiva de trabalhos em burel de Vasco Pereira, Miguel Gigante e Bruno Silva, chamando a atenção para o ODS 12, objetivo que visa assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis, e que também foi acompanhada por uma seleção de livros da área têxtil. 

UBI6.jpg  UBI71.jpgUBI72.jpg

Atendendo à sua Responsabilidade Social, a biblioteca, integra projetos solidários, de que é exemplo a parceria com o Banco Alimentar Cova da Beira, através por exemplo da reutilização de papel cuja reciclagem é convertida em alimentos para os mais carenciados - ODS 2 e 12.

UBI8.jpg


Não nos admiremos pois que a Universidade da Beira Interior (UBI) esteja, pelo segundo ano consecutivo, no ranking do Times Higher Education (THE) que analisa o desempenho das instituições de Ensino Superior de todo o mundo face aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Não podemos fazer tudo, mas podemos contribuir para fazer muito e, como bibliotecas, podemos também capacitar as comunidades para fazerem cada vez mais!

Inspire-se em bons exemplos e visite o portal do projeto desenvolvido pela BAD "Bibliotecas para o Desenvolvimento e Agenda 2030".

#SOMOS SUSTENTABILIDADE

UBI9.jpg

(Fotos: Biblioteca da Universidade da Beira Interior)

 As bibliotecas e a implementação da Agenda 2030 (folheto IFLA)

FolhetoAgenda.jpg


30-09-2020 | RD      
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 29-03-2024