Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, da Póvoa de Varzim, selecionada no «Europe Challenge» 2024



O «Europe Challenge», iniciado pela European Cultural Foundation (ECF) e apoiado pela Fondazione Cariplo e pelo Scottish Library and Information Council, é financiado pelo Arts Council England e tem como objetivo apoiar bibliotecas e comunidades em toda a Europa a enfrentar o isolamento social, a desigualdade, a desinformação, a crise climática e outros desafios, locais e europeus, através do desenvolvimento, partilha e implementação de soluções criativas. 

Desde a sua criação em 2020, já desenvolveu uma rede de bibliotecas europeias que colaboram para melhorar a participação democrática e o bem-estar social e ambiental. De maio de 2021 a maio de 2022, sete bibliotecas europeias participaram no programa piloto, trabalhando numa série de soluções inovadoras, desde a instalação de colmeias urbanas numa biblioteca perto de Barcelona, à exploração da realidade virtual para combater a inclusão digital, numa biblioteca em Amesterdão. A segunda edição, lançada em maio de 2022, e que terminou em maio deste ano, incluiu 32 bibliotecas e comunidades de 14 países e de 29 zonas diferentes (urbanos e rurais), desde as ilhas Hébridas Exteriores, na Escócia, a uma das ilhas mais orientais da Grécia, Chios, representando escolas, prisões, universidades e comunidades.  

Na prática, o programa pretende capacitar os participantes na utilização de ferramentas para desenvolver e implementar soluções criativas nas suas bibliotecas através de workshops on-line e presenciais, sessões de mentoria, possibilidade de financiamento até 10.000 euros e ainda oportunidades adicionais de intercâmbio entre pares, intercâmbio facilitado pelos parceiros de execução do programa: Including Society, Changency, DOKK1 Aarhus Public Libraries, Public Libraries 2030 e OBA Public Libraries Amsterdam.

Assim, a partir de janeiro do próximo ano, e até setembro, as bibliotecas e comunidades selecionadas poderão implementar os seus projetos já recebendo estes apoios. 

Desejamos as melhores experiências e aprendizagens à equipa da Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim, e um enorme sucesso do projeto de "Literacia da Transição Climática", projeto selecionado nesta edição 2024 do «Europe Challenge".

Europe600.jpg



20-12-2023 | RD      
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 28-04-2024