Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Biblioteca de Sementes - Biblioteca Pública France Bevk de Nova Gorica, Eslovénia


O projeto «Biblioteca de Sementes», criado em 2020 na Biblioteca Pública de France Bevk, Nova Gorica (Eslovénia), já se disseminou por 16 outras bibliotecas eslovenas e está a planear a sua expansão para o exterior do país com a sua divulgação no âmbito das comemorações e eventos promovidos na Capital Europeia da Cultura Nova Gorica - Gorizia, Go!2025

Basicamente, a Bibliotecas de Sementes, consiste numa coleção de sementes domésticas e antigas, que os utilizadores das bibliotecas podem levar para casa e plantar.
 
Quando as plantas dão fruto e produzem as suas sementes, os utilizadores recolhem-nas e devolvem-nas à biblioteca para que esta as partilhe com outros utilizadores. 

Esta prática de empréstimo de sementes é facilitada por um software desenvolvido especialmente para facilitar o empréstimo, a devolução e o rastreio das sementes. 

A partir da «Biblioteca de Sementes» são desenvolvidas inúmeras atividades (workshops e palestras, entre outras), promovendo a autossuficiência, a biodiversidade e a preservação de sementes antigas.

A Biblioteca de Sementes apoia os dezassete objectivos da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, com foco principal nos objectivos relacionados com a acção climática, saúde e bem-estar e fome zero. Em 2023, a Biblioteca de Sementes integra o site de Ciência Cidadã da Eslovénia

sementes1600.jpg
Goriska.Knjiznica2600.jpg


16-02-2024 | RD    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 27-04-2024