O projeto «Biblioteca de Sementes», criado em 2020 na
Biblioteca Pública de France Bevk, Nova Gorica (Eslovénia), já se disseminou por 16 outras bibliotecas eslovenas e está a planear a sua expansão para o exterior do país com a sua divulgação no âmbito das comemorações e eventos promovidos na Capital Europeia da Cultura Nova Gorica - Gorizia,
Go!2025
Basicamente, a Bibliotecas de Sementes, consiste numa coleção de sementes domésticas e antigas, que os utilizadores das bibliotecas podem levar para casa e plantar.
Quando as plantas dão fruto e produzem as suas sementes, os utilizadores recolhem-nas e devolvem-nas à biblioteca para que esta as partilhe com outros utilizadores.
Esta prática de empréstimo de sementes é facilitada por um software desenvolvido especialmente para facilitar o empréstimo, a devolução e o rastreio das sementes.
A partir da «Biblioteca de Sementes» são desenvolvidas inúmeras atividades (workshops e palestras, entre outras), promovendo a autossuficiência, a biodiversidade e a preservação de sementes antigas.
A Biblioteca de Sementes apoia os dezassete objectivos da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, com foco principal nos objectivos relacionados com a acção climática, saúde e bem-estar e fome zero. Em 2023, a Biblioteca de Sementes integra o
site de Ciência Cidadã da Eslovénia.
|