Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Bibliotecas Públicas na promoção da Literacia para a Saúde – Ação nacional concertada até ao final de 2023



A Organização Mundial da Saúde (OMS) define Literacia em Saúde como o conjunto de “competências cognitivas e sociais e a capacidade da pessoa para aceder, compreender e utilizar informação por forma a promover e a manter uma boa saúde”

A Literacia em Saúde implica o conhecimento, a motivação e as competências das pessoas para aceder, compreender, avaliar e aplicar informação em saúde de forma a formar juízos e tomar decisões no quotidiano sobre cuidados de saúde, prevenção de doenças e promoção da saúde, mantendo ou melhorando a sua qualidade de vida durante todo o ciclo de vida. A promoção da Literacia em Saúde, junto das pessoas, das comunidades, e das organizações, constitui-se como uma importante oportunidade e desafio da Saúde Pública.

No âmbito do Plano de Ação para a Literacia em Saúde 2019-2021, e enquadrado no consórcio europeu WHO Action Network on Measuring Population and Organizational Health Literacy (M-POHL), entre 2020 e 2021, a Direção-Geral da Saúde realizou uma nova avaliação da Literacia em Saúde da população portuguesa, já que a medição da Literacia em Saúde contribui para a identificação  de grupos populacionais específicos e de áreas relevantes para melhoria, por via da maior necessidade de apoio em aceder, compreender, avaliar ou aplicar informações relacionadas com a saúde. 

A maioria das pessoas (n = 813) foi classificada com um nível suficiente de Literacia em Saúde (65%) e 63 pessoas (5%) com um nível excelente. Apenas 94 pessoas (7,5%) foram classificadas com um nível inadequado e 277 com um nível problemático (22%)*. 

LSaude2400.jpg

















Portugal. Ministério da Saúde. Direção-Geral da Saúde.
Lisboa: Direção-Geral da Saúde, 2021



As bibliotecas públicas, através da proximidade que mantêm com os públicos são espaços privilegiados para ações de sensibilização sobre temas no âmbito da literacia em saúde.

Nesta premissa, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas em estreita colaboração com National Cancer Hub/Missão Cancro no âmbito das Missões Europeias, iniciativa conjunta da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) e do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas da Direção-Geral da Saúde (PNDO/DGS), desafiou para uma ação concertada, os municípios de Amarante, Alandroal, Arganil, Chamusca, Mangualde e Ourique, evidenciando a importância destes equipamentos e equipas, para o desenvolvimento de ações em parceria com a comunidade.

Num trabalho de ligação com Centros de Saúde na área da prevenção, nutrição e apoio no âmbito da psicologia terapêutica, envolvendo a Liga Portuguesa contra o Cancro, farmácias locais e grupos de voluntariado, as bibliotecas públicas destes municípios colocam-se ao serviço da comunidade, demonstrando que as parcerias são possíveis e que as bibliotecas são espaços de portas abertas a todos. 

Estas iniciativas enquadram-se nos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, no âmbito da Agenda 2030, nomeadamente ODS 3 – Saúde de qualidade e bem-estar para todos.

Preenchendo uma lacuna na literacia em saúde na área do cancro, foi recentemente lançado o e-book "Guia de Recursos para a Pessoa com Doença Oncológica e seus Cuidadores", numa iniciativa do National Cancer Hub Portugal (NCH-PT). Este guia, em linguagem acessível, é uma fonte abrangente de informações que vai desde os direitosdos doentes, aos cuidados específicos, passando pelos seus benefícios fiscais e laborais, entre outros. O Guia está disponível aqui.



Mangualde300.jpg
Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, de Mangualde
Sessão sobre Medicina Narrativa (conhecer, formar e intervir em contexto de saúde) e na área da Psicologia e Estética - incidência no cancro da mama, na ótica da resiliência e superação. Ação em formato de mesa-redonda. Parceiros da área da Saúde (Diretor ACES, ARS, USF); Liga Nacional contra o Cancro, o núcleo regional da Liga, e convidadas: Maria de Jesus Cabral, mentoras da medicina narrativa, Benedita Aguiar, psicóloga com trabalho desenvolvido na área da estética dirigida a mulheres com doença oncológica e Angelina Maia, escultora que vem apresentar uma exposição de obras construídas em cartão. A sessão prevê o testemunho de mulheres que queiram partilhar a sua experiência.
Data: dia 23 de novembro na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves.
Público alvo: comunidade em geral


Amarante300.jpg
Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, de Amarante
Sessão subordinada ao tema “Cancro da mama” no âmbito do Outubro Rosa. 
A sessão contará com vários testemunhos e tem como objetivos sensibilizar e consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce, nomeadamente através do rastreio.
Parceiros Liga Portuguesa Contra o Cancro, Núcleo Região Norte
Data: 21 de outubro (sábado), às 15h00
Público alvo: comunidade em geral




Arganil300.jpg
Biblioteca Municipal Miguel Torga, de Arganil
Parcerias: Liga Portuguesa Contra o Cancro, Grupo Voluntariado Comunitário de Arganil, Centro de Saúde de Arganil, Agrupamento de Escolas de Arganil, Farmácia Galvão, Farmácia Quaresma, Farmácia Moderna
-Jornada: A alimentação saudável… na prevenção contra o cancro (palestrante a confirmar)
Data: 16 de outubro, às 21h
-Palestra: Serviços e iniciativas de apoio ao doente oncológico e familiares – um trabalho em rede (palestrantes a confirmar)
Data: 16 de novembro, 21h
Local: Auditório da Biblioteca Municipal de Arganil
Público alvo: comunidade no geral

​´
saudeChamusca300.jpg
Biblioteca Municipal da Chamusca
"Biblioteca Humana: Livros caminhantes na Biblioteca da Chamusca sob o tema, Cancro"
A iniciativa assentará num processo de aprendizagem cooperativo para "livros" e leitores, sendo o principal objetivo da Biblioteca Humana o conhecimento do impacto e prevenção do cancro.
Vamos ler os "livros" e criar pontes entre histórias de vida!
Parceiros: Ação social; CLDS Chamusca; UCC Chamusca e Golegã
Data: 21 de outubro de 2023
Público alvo: Comunidade em geral


Ouriquefoto300.JPG
Biblioteca Municipal Jorge Sampaio - Ourique
Literacia da Saúde - Palestra “Hábitos de vida saudáveis na prevenção do Cancro”
Parceiros: Centro de Saúde de Ourique , Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa contra o Cancro, Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos Beja +.
Data: 14 de outubro às 15:30
Público alvo: Comunidade em geral 

Alandroal400.jpg
Biblioteca Municipal do Alandroal
Ação no âmbito da “literacia em saúde para a nutrição como forma de prevenção”. 
Parceiros locais e técnica nutricionista que irá abordar a importância da alimentação, com testemunhos na primeira pessoa.
Sessão a integrar o programa da Feira do Livro do Alandroal (Forúm Cultural)
Data: 30 de novembro às 14h
Público alvo: comunidade em geral



ODS3G600.jpg

Atualizado a 05-12-2023 |RD


03-10-2023 | SD e RD    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 27-04-2024