Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Bibliotecas no espaço público




Compreendendo o potencial de uma biblioteca pública no exterior, e à medida que a pandemia Covid-19 obrigava ao encerramento dos espaços interiores, as Bibliotecas de Fulton (Atlanta, EUA), como forma de se manterem conectadas com os seus utilizadores, expandiram a biblioteca para os espaços ao ar livre, promovendo a ideia de bibliotecas "All Access" como forma de conectar vizinhos, colegas e amigos, convidando à apropriação do espaço público que se revela como vetor de fortalecimento e desenvolvimento de comunidades resilientes e coesas.

PPS600.jpg

O projeto "Biblioteca All Access" foi desenvolvido em cooperação com a "Project for Public Spaces" (PPS)*, e prevê a disponibilização de serviços, recursos e programação, não só nas áreas exteriores das próprias bibliotecas, mas também em museus, parques e praças locais, convidando a comunidade a explorar o que a biblioteca tem para oferecer, aproximando-a assim dos seus potenciais utilizadores. 

PPSIdeas250.jpg

A experiência de trabalho na dinamização de espaços públicos de bibliotecas da "Project for Public Spaces", ajudou a desenvolver uma programação com base na capitalização da inspiração e do envolvimento das bibliotecas e das suas comunidades, procurando assim dar resposta às necessidades específicas de cada uma ("placemaking"). 




Sendo infraestruturas sociais fundamentais, as bibliotecas públicas devem ocupar não só o espaço físico onde estão instaladas mas também devem, em conjunto com a comunidade, ocupar espaços públicos "fora de portas". No caso, as Bibliotecas de Fulton procuraram responder aos requisitos e características básicas que um espaço público deve observar para se afirmar na comunidade (acessibilidade, conforto, impacto visual, facilitador do encontro e socialização).

Espaços
Uma biblioteca móvel que inclui assentos confortáveis ​​para pessoas de todas as idades, uma área de brincadeira para incentivar a exploração criativa das crianças, tendas pop-up e outros itens essenciais da biblioteca, como estantes/armários, banners e roll-ups personalizados, sinalização, entre outros.

Serviços
O acesso total às atividades e serviços que variam de acordo com o programa e o local de acompanhamento, incluindo noções básicas de utilização da biblioteca, criação do cartão de utilizador, empréstimo, jogos de tabuleiro e outros jogos ao ar livre, utilização de recursos digitais, etc.

Resultados
Verificou-se um aumento considerável da visibilidade das bibliotecas, bem como da conscencialização da comunidade sobre as ofertas das bibliotecas. Esta abordagem inovadora de "placemaking" orientada para a comunidade contribui para que as próprias comunidades transformem os seus espaços públicos em locais vitais, dando palco e visibilidade aos ativos locais, estimulando o rejuvenescimento e atendendo às necessidades comuns.

PPS Top Posts of 2021-p-600.jpg
Imagens: @Project For Public Spaces

Confirme, no diagrama elaborado pela PPS, as caracteristicas que um espaço público deve ter para ser sucesso na dinâmica das comunidades:
PPS-place-diagram-simple-p-500.png



*A PPS é uma organização não governamental que projeta e promove espaços públicos em conjunto com as comunidades, feitos por todos e para ser utilizado ​​por todos. Estes espaços, se concebidos como “varandas” das instituições públicas – bibliotecas, lares, escolas – onde as pessoas interagem umas com as outras e com os governos, tornam-se palcos da vida pública da comunidade.



 



26-05-2022 | RD    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 24-04-2024