Fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo que pretende criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o meio ambiente e combater as alterações climáticas, a Agenda 2030 das Nações Unidas é um quadro de ação que apela ao envolvimento e cooperação de todos os cidadãos na concretização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e nas suas 169 metas para o desenvolvimento económico, ambiental e social centradas nas PESSOAS, na PROSPERIDADE, na PAZ, nas PARCERIAS e no PLANETA.
Traduzido pela BAD, o documento disponibilizado pela IFLA "As bibliotecas e a implementação da Agenda 2030 da ONU - ferramentas", tem como objetivo auxiliar os profissionais no seu trabalho de advocacy junto dos decisores locais e nacionais, garantindo que as bibliotecas e o acesso à informação são referidos nos Planos de Desenvolvimento Nacionais enquanto meio para o cumprimento dos ODS, dado o seu impacto na população.
"Acesso e oportunidade para todos: como as bibliotecas contribuem para a agenda 2030 das Nações Unidas", publicação da IFLA (traduzida para português pela FEBAB - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários e Instituições) contém exemplos e recomendações demonstrando a contribuição das bibliotecas para a implementação dos ODS.
Conheça as metas de cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (folheto)
O acesso à informação é uma questão transversal para a implementação de qualquer um dos ODS, pelo que as bibliotecas podem ser parceiras dos governos no apoio a todas as áreas de desenvolvimento sustentável, nomeadamente:
• Promovendo a alfabetização universal e literacias;
• Colmatando lacunas no acesso à informação e auxiliando a identificar necessidades locais de informação;
• Fornecendo uma rede de sites para programas e serviços governamentais;
• Promovendo a inclusão digital através do desenvolvimento das competências digitais da comunidade e disponibilizando acesso às TIC;
• Servindo a comunidade académica;
• Preservando e dando acesso à cultura e ao património mundial.
Sendo da máxima importância demonstrar e dar visibilidade aos contributos das bibliotecas nos ODS, importa recolher iniciativas individuais ("histórias") das bibliotecas, ilustrando o seu envolvimento e compromisso na implementação da agenda da ONU.
Se já fazemos a diferença, porque não mostrá-la?
Basta inscrever as iniciativas com indicação do(s) ODS para os quais mais diretamente cada uma delas contribui, ilustradas com fotos e/ou vídeos, cartazes, flyers ou outros materiais, identificando o projeto/iniciativa e explicando em poucas palavras do que consta, bem como uma avaliação do seu impacto na comunidade. Participe e ajude a tornar visível o contributo das Bibliotecas!
A BAD preparou um questionário para registo das iniciativas que irá dar visibilidade à sua biblioteca. Os projeto nacionais revistados no questionário serão depois replicados no "librarymap da IFLA".
Mostre que a sua biblioteca faz a diferença!
Inspire-se nas "histórias" de bibliotecas de todo o mundo publicadas e divulgadas pelo Grupo de Desenvolvimento das Nações Unidas
Para uma avaliação das iniciativas, sugere-se a leitura da Comunicação apresentada 83º Congresso da IFLA - 2017, de Paula Ochôa e Leonor Gaspar Pinto, sobre métodos, ferramentas e modelos de avaliação do impacto das bibliotecas públicas nos ODS
Copyright CC 4.0 © 2017 by Leonor Gaspar Pinto and Paula Ochôa
Consulte o Relatório Voluntário Nacional de junho de 2017 com o ponto de situação dos contributos de Portugal e siga os indicadores estatísticos, em atualização permanente, no âmbito da monotorização da implementação nacional da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável na página do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Instituto Nacional de Estatística (NE) - Indicadores para Portugal, Agenda 2030: Leitura estatística do desempenho nacional em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (desde 2010) - ODS2018.pdf
Atualizado 26-11-2019 RD