Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Rede de Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da Unesco


Comissão Nacional da UNESCO

Esta rede de bibliotecas é promovida ​pela Comissão Nacional da UNESCO (CNU) e integra também as bibliotecas anteriormente associadas à Rede UNESCO, projeto internacional implementado em 1985 e atualmente extinto, dando-lhe continuidade.

CNU

 

O seu objetivo é o de aproximar e apoiar as bibliotecas para que, junto das suas comunidades em cada Estado Membro, promovam o diálogo entre culturas, o conhecimento de culturas minoritárias, aumentem a atenção para assuntos internacionais e divulguem a informação sobre as publicações da própria UNESCO.

Até agora, fazem parte da Rede de Bibliotecas Associadas, 58 bibliotecas públicas municipais, 2 regionais e uma particular:

Beja, Guimarães, Alcochete, Porto, Torres Novas, Olhão, Sines, Figueiró dos Vinhos, Fundão, Batalha, Loulé, Póvoa do Varzim, Montalegre, Silves, Espinho, Santarém, Sever do Vouga, Moura, Vila do Conde, Castro Verde, Oliveira de Azeméis, Penafiel, Ferreira do Alentejo, Ferreira do Zêzere, Aljustrel, Ourique, Mértola, Serpa, Castro Daire, Almodôvar, Faro, Entroncamento, Cuba, Sertã, Vila Nova de Famalicão, Constância, Alcanena, Benavente, Alcobaça, Lagoa (Açores), Penacova, Loures, Sacavém, Braga, Leiria, Cantanhede, Oeiras, Algés, Carnaxide, Mação, Portalegre, Valongo, Palmela, Elvas, Ponte de Lima, Avis, Seixal e Santa Maria da Feira.

Em processo de apreciação encontram-se as candidaturas das Bibliotecas Municipais de Aveiro, Marvila e Pampilhosa da Serra.

Fazem também parte desta rede, três bibliotecas públicas de âmbito não municipal, a saber: Biblioteca Pública e Arquivo Histórico de Angra do Heroísmo, o Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira e ainda a Biblioteca Pública de Perosinho (Associação Cultural sem Fins Lucrativos em Vila Nova de Gaia).  

PROCESSO DE ADESÃO

É desejável que as bibliotecas disponham de instalações que respondam adequadamente às atuais exigências de funcionalidade e que estejam bem enraizadas na comunidade em que se inserem.

As atividades a desenvolver no âmbito da Rede são as que já são oferecidas na programação regular das bibliotecas municipais da RNBP. Há no entanto dois grupos de atividades consideradas mais indicadas no âmbito desta rede e que são, por um lado, a atividade expositiva – sejam exposições bibliográficas, de cartazes, fotografias ou outras – e por outro, a promoção de palestras, colóquios ou debates sobre as diferentes áreas de trabalho da UNESCO/CNU. Podem ainda ser dinamizados outros formatos, como eventos literários diversos, onde se incluem a leitura de poesia ou encontros com autores.

Logotipo Comissao Nacional da UNESCO.jpg

Deverá ser preechido o formulário de candidatura que a CNU remeterá ao competente setor da UNESCO. Será entregue o Certificado às bibliotecas selecionadas.

certificado.jpg

 Formulário para candidatura e obtenção de certificado

 

 

   

atualizado a 03-02-2023 RD


23-11-2017 RD    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 26-04-2024