A BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação, em conjunto com o Goethe Institute, e com a parceria da DGLAB – Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, candidatou um Projeto Europeu no âmbito da Call CERV-2023-CITIZENS-CIV – Citizens, Equality, Rights and Values, que mereceu a aprovação da União Europeia.
Este Projeto, denominado Citizens and Libraries against Disinformation [CLAD] envolve Portugal, Alemanha e Eslováquia, e procura integrar ações que incluam a formação e educação para o combate à desinformação, em busca de uma participação ativa dos cidadãos europeus, tendo como parceiras diversas bibliotecas públicas dos vários países.
Para o lançamento do mesmo e discussão destes temas, irá realizar-se a Conferência Internacional Citizens and Libraries against Disisformation - CLAD, para refletir e partilhar ideias sobre como é que as bibliotecas públicas se podem afirmar como espaços de participação democrática.
Um painel será dedicado ao tema «Europa, participação democrática, cidadania e bibliotecas» e outro debruça-se sobre a «Desinformação e pensamento crítico: que papel para as bibliotecas públicas?».
Como podemos, através da participação democrática e da coesão social, promover estratégias como a literacia da informação e para os media? Como contribuir para proteger a integridade da verdade, manter padrões éticos e garantir que os indivíduos estão equipados para avaliar criticamente a informação num cenário mediático em constante evolução?
Nesta conferência internacional assumimos as bibliotecas públicas como locais de encontro, debate e aprendizagem social, e entendemo-las como espaços de construção, locais criativos e de vida social, que propiciam o networking comunitário, o acesso à educação e à autoformação sem limites. Além disso, são instituições fiáveis e especializadas em informação, o que as torna um parceiro natural na luta contra a desinformação. O programa está organizado para, com o debate e discussão destes temas, nos inspirar bibliotecários e a sociedade civil no sentido de uma maior participação democrática para o combate à desinformação.
O evento contará com vários especialistas convidados e com as bibliotecas públicas participantes, de Portugal e da Eslováquia, e decorrerá no próximo dia 26 de novembro, das 14h00 às 17h30, na DGLAB, auditório do edifício da Torre do Tombo.