Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
32ª Conferência da EBLIDA, Lisboa 2024



32ª Conferência da EBLIDA

Tema “Charting the future of libraries”

Lisboa, 9 de abril de 2024
Torre do Tombo

Consequência dos desafios económicos, alterações demográficas, evolução da sociedade da informação (meios de comunicação social e inteligência artificial), e ameaças à democracia, as necessidades dos cidadãos e da sociedade estão a mudar a uma velocidade e direcção sem precedentes. 

As bibliotecas, como sempre, tentam ajustar-se às necessidades da comunidade que servem, refletindo uma profissão forte e flexível. No entanto, com as novas exigências em constante mudança, já não é verdade que a formação académica em biblioteconomia seja suficientemente para preparar os alunos para a profissão. A velocidade da mudança ultrapassou o tempo necessário para preparar currículos tradicionais e executar programas de formação, ficando estes aquém das exigências do setor. 

Assim, em muitos países, está instalado o debate sobre o recrutamento de pessoal específico para as bibliotecas: há quem acredite ser mais realista contratar profissionais especializados em marketing, comunicação, educação mediática ou programação de eventos, mesmo sem terem formação bibliotecária tradicional, enquanto outros consideram ser indispensável uma qualificação bibliotecária. Há ainda uma opinião emergente de que o importante é haver um compromisso com os valores e objetivos da biblioteca, independentemente da qualificação académica detida. 

Outro desafio que se coloca ao recrutamento de pessoal jovem para as bibliotecas é a imagem tradicional de biblioteca ainda definida pelos livros, embora as bibliotecas se tenham adaptado a novas funções (centro de informação, ponto de encontro para a comunidade, centro de desenvolvimento pessoal). Muitas vezes também é difícil reter e gerir as expectativas dos funcionários recém contratados, especialmente porque devido à cultura organizacional, as oportunidades de trabalho autónomo e desenvolvimento pessoal são limitadas, tal como a competitividade financeira.

A conferência de 2024 focará as mudanças na sociedade e as consequentes mudanças nas missões das bibliotecas a partir das perspetivas do profissional, do ensino de biblioteconomia e do decisor político. Através de uma série de entrevistas, apresentações e workshops interativos, serão exploradas várias abordagens às questões em análise, mostrando exemplos de boas práticas e partilhando experiências de diferentes países. Pretende-se que cada participante saia de Lisboa com uma sensação de possibilidades e de inspiração, sendo objetivo da conferência que a mesma conduza a novas iniciativas de partilha e cooperação em benefício do futuro das bibliotecas na Europa.


Nota: Caso se inscreva até ao dia 11 de fevereiro de 2024, beneficiará de uma taxa de inscrição reduzida: inscrição online

31st_conference_banner_600.jpg


18-12-2023 | RD    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 28-04-2024