Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
«IFLA Public Library of the Year» 2025



Estão abertas as candidaturas ao Prémio «Public Library of the Year» 2025!

O prémio «Public Library of the Year» é atribuído pela IFLA - Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecas, com o objetivo de homenagear as novas bibliotecas públicas e conta com o patrocínio principal da Baker & Taylor. 

O prémio é concedido a uma biblioteca, de qualquer lugar do mundo, que tenha conseguido combinar melhor arquitetura aberta e funcional com soluções de TI sustentáveis e criativas e que tenha integrado o desenvolvimento digital e a cultura local.

Para ser elegível, a biblioteca deve ter sido construída recentemente, ter feito uma ampliação significativa, ou estar localizada em edifício remodelado que não tenha sido usado anteriormente como biblioteca.

Nesta edição 2025, a biblioteca deve ter sido construída e inaugurada entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2024.

As candidaturas abertas de 18 de março a 28 de maio de 2025 e são 7 os critérios de avaliação, a realizar por um júri internacional:
  • Interação e envolvimento com a cultura local: Incluindo como a arquitetura reflete – ou considera – a cultura local da comunidade. Como proporciona visibilidade na paisagem urbana, interação com edifícios e espaços abertos envolventes. A biblioteca serve como impulsionadora de conexões ou movimentos no contexto local? A biblioteca pode funcionar como uma “sala de estar” da comunidade, com acesso para todos?
  • Qualidade arquitetónica: Incluindo o funcionamento de cada espaço da biblioteca em termos de funções e logística. Como o conceito arquitetónico é implementado e projetado em diferentes escalas dentro do edifício? Como a arquitetura afeta a experiência do utilizador?
  • Flexibilidade: Incluindo a forma como os espaços da biblioteca são concebidos e organizados para inspirar atividades dos próprios utilizadores e apoiar novas atividades e sinergias entre vários espaços do edifício. Os espaços da biblioteca podem ser facilmente modificados e utilizados para diversas funções e atividades? Por exemplo, a biblioteca inclui áreas especiais, como espaços maker para workshops, palco ou espaços de estudo? 
  • Sustentabilidade: Incluindo a forma como os princípios de sustentabilidade foram incorporados na concepção e funcionamento da biblioteca, tais como redução das quantidades de recursos utilizados, utilização de materiais locais no processo de construção, utilização de recursos energéticos renováveis ou da minimização dos custos de manutenção, entre outros. 
  • Aprendizagem e ligação social: Incluindo como a biblioteca oferece uma diversidade de caminhos para a educação e como apoia o desenvolvimento de necessidades individuais, sociais, culturais e económicas. Como é que a biblioteca apela a diferentes grupos demográficos e etários e incentiva diferentes formatos de aprendizagem ou cocriação? Como os espaços de aprendizagem da biblioteca interagem com o resto do edifício.
  • Digitalização e soluções técnicas: Incluindo como a comunicação digital e a acessibilidade do conteúdo da biblioteca são integradas no espaço da biblioteca, utilizando métodos que incluem tecnologias móveis. Como o design, a estética e a interação são usados como base para esta digitalização? A tecnologia foi usada de alguma forma inovadora e criativa para criar experiências para os utilizadores?
  • Como a biblioteca reflete os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e a Estratégia da IFLA: Adicione ODS específicos para referência, quando relevante.
Para mais informações, consulte o site do Prémio
2025IFLA-BT_PLOTY-Badge500.jpg



26-03-2025 | RD    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 31-03-2025