O documento da IFLA «Trend Report 2024», lançado hoje, dia 30 de setembro, no âmbito da #IIFS24 (Information Future Summit da IFLA), explora as principais tendências que moldam o conhecimento, a tecnologia e as comunidades. É um recurso focado no futuro, para ajudar as bibliotecas, mais do que a planear o amanhã, também a moldá-lo.
O Relatório está disponível para qualquer bibliotecário e profissional da informação, biblioteca ou associação de bibliotecas que deseje fazer do futuro uma parte das suas discussões hoje, e assim planear melhor o que quer que ele venha a ser. Esta sua última edição – a primeira grande atualização em mais de 10 anos – representa uma nova dimensão neste trabalho cuja preparação foi liderada por Michael Dezuanni e Kim Osman, ambos da Queensland University of Technology, com uma vasta experiência em informar e moldar políticas governamentais na era digital.
São as seguintes as sete tendências principais identificadas no ambiente da informação e do conhecimento, desde o que entendemos por conhecimento em si, passando pelas dimensões tecnológica, política e ambiental:
- As práticas de conhecimento estão a mudar
- A IA e outras tecnologias estão a transformar a sociedade
- A confiança está a ser renegociada
- As competências e capacidades estão a tornar-se mais complexas
- As tecnologias digitais estão distribuídas de forma desigual
- Os sistemas de informação estão a utilizar mais recursos
- As pessoas estão a procurar conexão com a comunidade
Para além da identificação das tendências, o documento analisa possíveis resultados da interação entre todas elas, inspirando uma série de cenários para o futuro de informação e do conhecimento e qual poderá ser o papel das bibliotecas no mesmo.
A IFLA recomenda vivamente, não só a leitura do Relatório por todos os interessados nesta área, mas sobretudo a sua utilização na prática, com o apoio de uma série de ferramentas que irão sendo partilhadas e disponibilizadas nas próximas semanas e meses. Consulte aqui o
documento.
Imagem: IFLA