Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Livros além das grades: o potencial transformador das bibliotecas prisionais


Já se encontra disponível a versão portuguesa da publicação "Livros além das grades", de Lisa Krolac para o Instituto UNESCO de Aprendizagem ao Longo da Vida (UIL), sobre o potencial das bibliotecas prisionais.

Grades.jpg
A título de informação, refira-se que a DGLAB desenvolve, desde 1998, o Programa «Leitura sem Fronteiras» que resulta da parceria com a Direção Geral de Reiserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e da colaboração das bibliotecas públicas municipais, promovendo várias iniciativas para o público prisional (desde a oferta de livros para as bibliotecas dos EP e ações locais de sensibilização, até ações continuadas de contacto com textos e autores, concursos de leitura e escrita, entre outras).  Neste contexto, o apoio das bibliotecas públicas revela-se fundamental para a execução do Programa, sendo 24 as bibliotecas da RNBP que colaboram com os estabelecimentos prisionais da sua região, de acordo com o Relatório Estatístico de 2021.

Sobre este tema, relembramos que no âmbito do Ano Iberoamericano das Bibliotecas, em 2021, foi criada a Rede LEEN-Lecturas en el encierro, uma Rede Iberoamericana, apoiada pelo Iberbibliotecas e financiada pelo Sistema de Bibliotecas Públicas do Chile. O projeto, coordenado por Miguel Rivera Donoso (Chile), pretende promover a leitura nos estabelecimentos prisionais, disponibilizando uma plataforma de recursos e formação para a promoção da partilha de experiências e iniciativas, dentro e fora de muros, que têm a leitura em privação da liberdade como motor. Aceda aqui à plataforma.
Pri1.jpg

Ainda neste âmbito, sugerimos que assista ao webinar promovido em julho de 2021 pelo Iberbibliotecas: "Experiencias bibliotecarias en contextos de privación de libertad", disponível no canal de Youtube.


14-06-2023 | RD    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 28-04-2024