Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
PADES - Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços


O Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços  (PADES) foi especialmente concebido para o apoio a projetos elaborados no âmbito das Redes Intermunicipais de Bibliotecas formalmente constituídas e é fruto da implementação de uma nova estratégia para as bibliotecas públicas que assenta no incentivo à criação de redes de bibliotecas de âmbito regional junto das Comunidades Intermunicipais e Áreas Metropolitanas, procurando garantir uma maior articulação entre bibliotecas para a prestação de serviços em rede às populações.

No âmbito do trabalho de apoio e acompanhamento que a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) tem vindo a realizar, junto das Comunidades Intermunicipais, das 13 Redes Intermunicipais de Bibliotecas (RIB) entretanto já criadas, foram apresentados e aprovados pela DGLAB cinco projetos: «Em Rede nunca Lemos Sós» das Beiras e Serra da Estrela, «BiblioTICS» da Lezíria do Tejo, «Ler e Crescer em Família» do Alentejo Central, «CIA: Cidadania Informada e Ativa» do Médio Tejo e «Biblioteca Digital do Cávado» do Cávado.

Estes projetos pretendem potenciar o impacto direto do trabalho em rede na melhoria do serviço público prestado aos cidadãos, otimizando recursos disponíveis, rentabilizando e qualificando serviços de cada biblioteca para  melhorar o acesso dos cidadãos à informação. Do trabalho em rede resulta para o cidadão a atenuação de eventuais desequilíbrios através da disponibilização do acesso a serviços e a recursos de biblioteca existentes na comunidade, independentemente do seu município de origem. Assim será possível reduzir custos e ganhar escala, reforçando a identidade regional e coesão territorial sem prejuízo da identidade local. Pretende-se assim promover o valor social e económico das bibliotecas, como lugar público de socialização, capaz de reforçar a coesão social e de responder às necessidades da população, sobretudo no contexto da inclusão social e digital dos cidadãos.

Na sequência desta aprovação, foram publicadas hoje, dia 22 de outubro de 2019, em Diário da República n.º 203/2019, Série II, as autorizações para a celebração de quatro dos contratos-programa previstos entre a DGLAB e as Comunidades Intermunicipais, contratos que viabilizarão o apoio financeiro à implementação dos projetos:

 

Projeto «BiblioTICS» - RIBLT (Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo) - Despacho n.º 9525/2019

Leziria.jpgCIMLTlogo222.jpg

 

O Projeto elaborado pela RIBLT e apresentado à DGLAB pela CIMLT, prevê a formação dos técnicos das bibliotecas da rede intemunicipal, capacitando-os para a realização autónoma de ações de promoção das literacias digitais a diferentes níveis, dotando ao mesmo tempo as respetivas bibliotecas de meios tecnológicos adequados e de coleções atualizadas nesta área, capazes de dar apoio documental aos utilizadores no âmbito das ações de formação. O projeto prevê dois níveis de atuação, dependente das características de cada comunidade e das suas necessidades específicas. Para além destes, estará garantido apoio permanente nas literacias digitais básicas, de forma informal e pontual, aos cidadãos que o solicitem em qualquer uma das bibliotecas da Rede.

 

Projeto «Ler e Crescer em Família» - RIBAC (Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alentejo Central) - Despacho n.º 9526/2019

AC.jpgCIMAClogo222.jpg

 

O projeto: "Ler e crescer em família" visa promover as bibliotecas no território, tendo como público-alvo as famílias da região do Alentejo Central. Para esse efeito e em função das necessidades identificadas, desde logo a procura de novos públicos, considerou-se necessária a aposta na renovação das coleções, em novos serviços com base nas tecnologias de informação e comunicação (TIC), na capacitação dos profissionais de biblioteca e na promoção das diferentes literacias na comunidade.

 

Projeto «CIA: Cidadania Informada e Ativa» - RIBPMT (Rede Intermunicipal de Bibliotecas Públicas Municipais do Médio Tejo) - Despacho n.º 9527/2019

 

MedioTejo.jpgMTlogo222.jpg

 

Projeto de promoção de competências digitais na população do Médio Tejo, nomeadamente aumentar e facilitar à população fora das sedes dos concelhos o acesso à Internet e às tecnologias através da promoção de sessões de capacitação em todas as freguesias da região, em parceria com os Centros Qualifica, Juntas de Freguesia, Universidades Sénior, Associações Locais e Escolas. O projeto pretende abranger o maior número de pessoas junto dos seus locais de residência mas também, através da obrigatoriedade de algumas sessões terem lugar nas respetivas bibliotecas responsabilizando-se os municípios pelo transporte dos formandos, levar estas populações mais periféricas e rurais à biblioteca municipal, quiçá pela primeira vez.

 

Projeto «Biblioteca Digital do Cávado» - RIBCA (Rede Intermunicipal de Bibliotecas de Leitura Pública do Cávado) - Despacho n.º 9528/2019

 

logotipoRIBCA.jpg

CAVADOlogo222.jpg

  

Projeto cujo objetivo é a criação da "Biblioteca Digital do Cávado", assente numa plataforma online e desenvolvida a partir do software de fonte aberta DSpace, para disponibilizar coleções patrimoniais e de fundo local das bibliotecas que integram RIBCA - Rede Intermunicipal das Bibliotecas de Leitura Pública do Cávado. Os documentos a disponibilizar serão maioritariamente periódicos, livro antigo, obras raras ou esgotadas e trabalhos de investigação sobre o território. Para além de facilitar o acesso aos documentos, o projeto visa igualmente a sua preservação.


22-10-2019 RD    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 25-09-2020