Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Participação cidadã em bibliotecas publicas - um guia básico



Já se encontra disponível a publicação «Rough Guide to Citizen Engagement in Public Libraries», da co-autoria de Susana Silvestre, Filipa Barros, Ilona Kish e Luca Moltmann, e que resulta de um projeto do Centro de Competência de Democracia Deliberativa da Comissão Europeia (CC-DEMOS), liderado pelo Joint Research Center (JRC) e com apoio do Public Libraries 2030 (PL2030). Este projeto piloto tinha a ambição de apoiar experimentações cívicas na área da biodiversidade em espaços ou locais de emergente ou reconhecida importância pública -como as bibliotecas públicas (complementando o Projeto BiodiverCities), bem como apresentar estudos de caso noutras áreas e com foco em questões diversas, apoiando assim o trabalho desenvolvido pela CC-DEMOS sobre espaços públicos e exploração das diferentes formas participativas e deliberativas.

Assim, O «Rough Guide» explora o papel das bibliotecas públicas nos processos de envolvimento dos cidadãos e, de forma mais geral, na criação e fortalecimento de sociedades democráticas. Este envolvimento refere-se sobretudo ao convite para a participação na formulação de políticas e na tomada de decisões iniciadas por instituições públicas, incluindo órgãos governamentais. Convidar os cidadãos para discutir um determinado assunto público requer a criação de um espaço de diálogo com os decisores públicos. Os estudos de caso apresentados mostram uma variedade de ferramentas e metodologias aplicadas em processos diversos de envolvimento dos cidadãos realizados por bibliotecas em toda a Europa. 

No capítulo 4 é disponibilizado um guia com as etapas para começar a planear um processo de participação cidadã. O planeamento inclui o entendimento prévio da multiplicidade de papéis que as bibliotecas públicas podem desempenhar para promover a vida democrática e as quatro etapas principais do processo.

O documento conclui com algumas considerações éticas que são aplicáveis ​​antes e durante um processo de participação cidadã. Processo esse que, antes de tudo o mais, visa fomentar a criatividade, a cocriação e uma cultura de participação que, espera-se, perdure para além do processo em si,contribuindo para a vida democrática.

JRC132175_cover.jpg



12-05-2023 | RD    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 03-03-2024