Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Portal e Programa «Europe Challenge»


Europe2600.jpgFace às dificuldades com que as bibliotecas europeias se debatem, em 2021, foi lançado o Programa piloto Europe Challenge, pretendendo dar nova vida e impulsionar as bibliotecas europeias.  (Ver notícia de 2021 no site das bibliotecas).

O programa pretende apoiar uma mudança a nível local, liderada pelas comunidades, dotando as bibliotecas da Europa com recursos para desenvolverem soluções criativas com vista à melhoria da participação democrática e ao bem-estar social e ambiental da comunidade. 

Assim, disponibiliza apoio à implementação de projetos, bem como a oportunidade de participar num programa de mentoria com ex-alunos do Europe Challenge.

O programa é promovido pela European Cultural Foundation, financiado pelo Arts Council e apoiado pela Changency, OBA e a Public Libraries 2030, e, desde 2021, já apoiou 39 iniciativas de bibliotecas europeias (Sense of Belonging).

De maio de 2021 a maio de 2022, sete bibliotecas europeias participaram no programa piloto, trabalhando numa série de soluções inovadoras, desde a instalação de colmeias urbanas numa biblioteca perto de Barcelona, à exploração da realidade virtual para combater a inclusão digital, numa biblioteca em Amesterdão. Na segunda edição, lançada em maio de 2022, e que terminou em maio deste ano, incluiu 32 bibliotecas e comunidades de 14 países e de 29 zonas diferentes (urbanos e rurais), desde as ilhas Hébridas Exteriores, na Escócia, a uma das ilhas mais orientais da Grécia, Chios – representando escolas, prisões, universidades e comunidades, entre outras. 

Na prática, o Europe Challenge pretende capacitar os participantes na utilização de ferramentas para desenvolver e implementar soluções criativas nas suas bibliotecas, o que poderá ser conseguido através de:

  • workshops on-line e presenciais
  • sessões de mentoria
  • financiamento até 10.000 euros
  • oportunidades adicionais de intercâmbio entre pares
Consulte os projetos já apoiados e inspire-se nas iniciativas referenciadas no Portal Europe Challenge.

ECPortugalPF300.jpgSobre a possibilidade das bibliotecas portuguesas beneficiarem e participarem neste programa, no passado dia 3 de outubro divulgámos a call de 2024, esperemos que este ano mais algum projeto português possa vir a participar, já que o único exemplo nacional até à data, é o da iniciativa da Biblioteca da Penha de França, (BLX) "Gener-actions: intergenerational solidarity - Fazer do Bairro a Nossa Casa"







Para além das candidaturas e participação, o portal disponibiliza ferramentas capazes de ajudar as bibliotecas públicas a desenvolver projetos de proximidade nas áreas emergentes da Cidadania e participação, Economia circular e ambiente, Inclusão e Igualdade, Coesão e bem-estar social. Consulte-o e utilize os recursos disponíveis! 

ECToolkit400.jpg

 Ver também notícia das candidaturas 2024 no site das bibliotecas bem como a publicação em pdf contendo as 39 iniciativas já apoiadas.



28-11-2023 | RD    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 28-04-2024