Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Prémio Arquivo.pt 2024



«Viaje no tempo e ganhe 10.000 euros»

Diariamente, são publicados milhões de páginas na Web e a quantidade de informação que é exclusivamente publicada neste meio de comunicação tem vindo a aumentar rapidamente nos últimos anos. No entanto, passado relativamente pouco tempo, a grande maioria desta informação deixa de estar disponível e perde-se irremediavelmente. Surge assim o interesse no arquivo e preservação da informação publicada na Web portuguesa para que o conhecimento nela contido esteja acessível às gerações futuras. 

O Arquivo.pt é um arquivo da Web de Portugal. Tem como missão arquivar periodicamente conteúdos de interesse nacional publicados na Web, armazenando e preservando para o futuro informação de interesse histórico para fins de investigação. É um serviço da Fundação para a Ciência e Tecnologia que permite pesquisar e aceder a páginas da web arquivadas desde 1996. A ideia de criar um arquivo da Web portuguesa surgiu em 2001 com o projecto científico tumba!, de um grupo de investigação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa que, em 2007, passou a ser desenvolvido na FCCN. 

Com candidaturas abertas até ao próximo dia 6 de maio de 2024, o Prémio Arquivo.pt, já na sua 7ª edição, tem como objetivo reconhecer anualmente trabalhos inovadores realizados com base na informação histórica preservada pelo Arquivo.pt. Os trabalhos devem consistir em aplicações práticas ou estudos, baseados na informação acessível através do Arquivo.pt, demonstrando claramente a utilidade deste serviço público e a importância da preservação da informação publicada na web. Podem incidir sobre temas de qualquer área (Educação, História, Sociologia, Comunicação, Saúde, Informática, etc.). 

Desafiamos as bibliotecas públicas, sobretudo aquelas que desenvolvem projetos de «Memória», a promover, participar, apoiar e incentivar a elaboração de trabalhos passíveis de concorrerem ao Prémio. 

Vamos a isso RNBP?

Inspire-se nos trabalhos vencedores das edições anteriores:
Consulte aqui o Regulamento

Arquivobanner.png


RD | 24-11-2023    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 28-04-2024