Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Relatório da OCDE/INFE sobre Literacia Financeira


Portugal ficou em 13.º lugar no indicador global de literacia financeira do inquérito à literacia financeira dos adultos  promovido em 2023 pela International Network on Financial Education da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico)/INFE (International Network on Financial Education). O inquérito foi realizado por 39 países, incluindo 20 membros da OCDE, e os resultados foram divulgados no passado dia 14 de dezembro. Esta foi a terceira vez que Portugal participou no exercício de comparação internacional dinamizado pela OCDE/INFE. 

O Inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa foi promovido pelo CNSF (Conselho Nacional de Supervisores Financeiros) constituído pelo Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercados de Valores Mobiliários, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira.

No indicador global de literacia financeira, Portugal obteve 63 pontos (em 100), um valor igual à média dos países da OCDE e acima da média dos países participantes (60 pontos). Este resultado de Portugal é semelhante ao obtido em 2020 (62 pontos). No indicador global de literacia financeira, Portugal obteve 63 pontos, um valor igual à média dos países da OCDE, resultado semelhante ao obtido em 2020 (62 pontos). Tal como em 2020, no exercício de 2023, Portugal tem resultados acima da média nas atitudes e nos comportamentos financeiros, mas mantém-se abaixo da média na vertente dos conhecimentos.

Aceda ao Relatório em pdf.
487.jpg



19-12-2023 | RD    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 28-04-2024