O projeto “
Incluir+ 8ª edição da Semana da Inclusão”, da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, de Braga, é o vencedor da edição de 2024 do Prémio Bibliotecas, Desenvolvimento e Agenda 2030, promovido pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação e pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.
O júri considerou que o projeto se enquadra nos objetivos do Prémio, apresentando evidências e impactos do projeto ao longo dos últimos anos.
Os ODS 10 – Reduzir as Desigualdades e 16 – Contribuir para a paz, Justiça e Instituições Eficazes, têm sido estrategicamente trabalhados com o público-alvo, nomeadamente com pessoas com deficiência e incapacidade, envolvendo também outros parceiros no território.
Este projeto representa pois um exemplo de boas práticas na aplicação dos ODS, que merece ser divulgado, possuindo também potencial para ser replicado por outras bibliotecas e ajustado a diferentes áreas e contextos.
A BAD e a DGLAB promovem este Prémio com o objetivo de distinguir projetos desenvolvidos por bibliotecas públicas portuguesas em conformidade com os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Saiba mais na página
Bibliotecas para o Desenvolvimento e a Agenda 2030.
O Prémio será entregue no dia 7 de dezembro de 2024, na cerimónia do 51º aniversário da BAD, que irá decorrer na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa.
Parabéns aos vencedores!