Cientes de que as bibliotecas desempenham um papel fundamental na promoção da inclusão, do diálogo e do acesso à informação a nível local, em meados de 2024, foi formado um consórcio europeu liderado pela BSF (Bibliothèques Sans Frontières), denominado LiBri (Library Bridges).
É um projeto cofinanciado pela União Europeia e cujo objetivo é melhorar a inclusão de pessoas exiladas através do reforço da cooperação entre as bibliotecas e os atores civis de solidariedade.
Para além da BSF, participam nesta iniciativa diversas organizações que operam na área das bibliotecas e do acolhimento de pessoas exiladas: a Associação das Cidades e Territórios Acolhedores (França, ANVITA), a Fundação para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (FRSI, Polónia), os Centros de Cultura e Sistemas de Informação (Letónia), a Associação Comunidades do Futuro (Roménia), a Biblioteca Sem Fronteiras (Itália) e o Gabinete Europeu das Associações de Bibliotecas, Informação e Documentação (EBLIDA).
Através do projeto, foi desenvolvido um conjunto de recursos práticos para apoiar as bibliotecas e os seus parceiros na conceção, reforço e manutenção de estratégias locais para a integração de pessoas com experiência migratória.
Todos os recursos estão disponíveis gratuitamente e foram concebidos para utilização direta por profissionais de bibliotecas, autoridades locais, organizações da sociedade civil e parceiros comunitários. O guia agora disponível para consulta e download na
página da Eblida «Guia Prático: Como criar uma parceria local e desenvolver em conjunto uma estratégia local para a integração de pessoas com experiência migratória», está disponível em vários idiomas e oferece orientações práticas para ajudar as bibliotecas a fortalecer o envolvimento comunitário e apoiar a integração de migrantes, e pessoas deslocadas, através de parcerias locais.
Na
página da Eblida estão também disponíveis as gravações dos diversos Webinars já decorridos no âmbito da série «Library Bridges (LiBri)»:
- LinkedIn para Bibliotecários
- Lançamento das ferramentas de mediação do LiBri e apresentação das orientações da IFLA
- Obstáculos mais comuns nº 1: Divulgação, língua e comunicação