Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
A visibilidade e os contributos das bibliotecas para alcançar as metas da Agenda 2030



Decorrente da sua missão, as bibliotecas públicas têm vindo a desenvolver atividades de sensibilização e informação à comunidade sobre a importância de práticas sustentáveis, promovendo em simultâneo o conhecimento (leituras e aprendizagens) sobre comportamentos e hábitos relacionados com o Desenvolvimento Sustentável. 

MaiaG600.jpg
​Exemplo de sugestões de leitura que têm sido divulgadas nas redes sociais das bibliotecas, nomeadamente da Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho, da Maia e da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Oeste - RIBO (clique para aumentar as imagens):RIBOG600.jpg


Os catálogos (software) de algumas bibliotecas permitem indexar ODS aos registos bibliográficos das coleções, possibilitando a recuperação de documentos através do(s) ODS como termo(s) de pesquisa. Confira, por exemplo, no Catálogo da Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, de Espinho, no Catálogo das Bibliotecas de Sintra ou da Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere Dr. António Baião.

IlhavoC200.jpg
Outra alternativa, utilizada por exemplo pela Biblioteca Municipal de Ílhavo, é a possibilidade de aceder no catálogo da biblioteca a bibliografias temáticas por ODS

Espinho300.jpg









No entanto, para além desta vertente de informação, sensibilização e divulgação na comunidade, quer através da programação, quer de recomendação de leituras, dinamização de Clubes de Leitura, de debates e da promoção de outras iniciativas em parceria com outros agentes locais das mais variadas áreas, o contributo das bibliotecas para atingir as metas da Agenda 2030 da ONU deverá ir mais além, dando elas póprias o exemplo com a implementação de serviços e atividades sustentáveis. 

Foto: BM de Tábua
Foto: Projeto Abeirar - RIBBSE
Foto: BiblioTICs, BM de Santarém
Foto: BM da Covilhã

Foto: BM de Montemor-o-Novo
Foto: BM de Fafe
    Fotos: Bibliotecas Municipais de Tábua, Fafe, Santarém, RIBBSE, Montemor-o-Novo e Covilhã

Assim, na definição da programação e no desenho das atividades a promover, as bibliotecas deverão ter presente essa condição de sustentabilidade, contributo específico para os ODS (seja pela inclusividade, pelas aprendizagens, pela universalidade, pela capacitação, pela forma como se estrutura a propria atividade e os materiais utilizados, locais da sua realização, públicos alvo a atingir, conteúdos transmitidos, reações esperadas, ou por qualquer outra das características por que se pautam as atividades das bibliotecas públicas). 

Além disso, e apesar de todos sabermos que o trabalho das bibliotecas é silencioso e na maioria das vezes invisível, podemos sempre dar-lhe uma maior visibilidade se, na fase da divulgação e comunicação das atividades programadas, chamarmos a atenção  para o seu contributo para determinado(s) objetivo(s) - por exemplo através da aposição dos icons dos ODS nos materiais gráficos -, indexando-a ao(s) respetivo(s) ODS. Desta forma, a biblioteca tornar-se-á mais visível como parceira municipal para a melhoria do desempenho dos indicadores associados a metas estratégicas, não só ao nível das autarquias, mas também das regiões e, se formos muitos a fazê-lo, até a nível nacional. 

Este procedimento, para além dos contributos próprios da missão das bibliotecas e inerentes a cada atividade, tornará a biblioteca passível de maior valorização, não só pela comunidade no geral, mas também pelos próprios decisores políticos que, caso ainda o não façam, a tomarão como parceira fundamental nas ações a desenvolver.

Deixamos alguns exemplos de divulgação de atividades retirados das redes sociais de diferentes bibliotecas (Oeiras, Azambuja, Celorico da Beira, Alpiarça e Vila Nova de Famalicão):



ACMOeiras300.jpg
ACMAzambuja185.jpg

VNF300.jpg
ACMCelorico185.jpg
BiblioTICSAlpiarça185.jpg
#VamosaissoRNBP

LINKS ÚTEIS:
                                                                                  

05-06-2023 | RD    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 27-04-2024