O Programa INELI Iberoamérica (International Network of Emerging Library Innovators) teve o seu início em 2015 com a seleção de 30 bibliotecários, de 10 países iberoamericanos, que receberam formação em gestão, liderança e inovação em bibliotecas púbicas, tendo-lhes sido disponibilizadas ferramentas, teóricas e praticas, para a implementação de projetos inovadores capazes de contribuir para o fortalecimento das comunidades e para a consolidação das bibliotecas como espaço de encontro e de participação da cidadania.
Esta iniciativa, promovida pelo CERLALC, em associação com a Fundação Germán Sanchez Ruipérez e com o apoio da Fundação Bill & Melinda Gates através do Programa Global Libraries, pretende consolidar uma rede iberoamericana de bibliotecários inovadores através dum plano de formação maioritariamente à distância, mas também presencial.
É neste âmbito que, de 13 a 16 de junho, em Medellín, Colômbia, se realiza o 3º Encontro Presencial do Programa INELI Iberoamérica, onde os bibliotecários irão partilhar as suas experiências e tomar conhecimento do modelo, projetos e iniciativas levadas a cabo nesta cidade colombiana. De Portugal, estão presentes neste último encontro: Bruno Duarte Eiras (Bibliotecas Municipais de Oeiras, atualmente Diretor de Serviços de Bibliotecas da DGLAB) e Inês Vila (Biblioteca Municipal de Ílhavo).

Na página do facebook do CERLALC destacamos a transmissão disponível para consulta da Conferência sobre a inclusão de saberes e formas de transmissão de conhecimento nas bibliotecas públicas, por Edgardo Civallero e a apresentação das Bibliotecas Móveis para a Paz, pela Diretora da Biblioteca Nacional da Colômbia, Consuelo Gaitán.
CERLALC - Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe, organismo intergovernamental da UNESCO para a criação de condições para o desenvolvimento de sociedades leitoras.
Fundação Germán Sánchez Ruipérez - Instituição independente e sem fins lucrativos, criada em 1981 pelo editor espanhol Germán Sánchez Ruipérez, com atividade centrada em programas de difusão e extensão da cultura do livro e da leitura.
Programa Global Libraries - Apoio à transformação das bibliotecas públicas em motores de desenvolvimento através da expansão do acesso às tecnologias, da inovação, formação de bibliotecários líderes e promoção de políticas que beneficiem as bibliotecas públicas, reconhecendo que as bibliotecas públicas detêm um papel único na promoção da igualdade de oportunidades, igualdade que requer acesso à informação online, associado à capacidade de usar e de interpretar essa informação via Internet.
14-6-2017 RD