Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
A Biblio Móvel de Castro Marim


A Biblio Móvel enquadra-se na atividade 6 «Sénior Ativo» do projeto promovido pelo Município de Castro Marim, «Castro Marim (COM)Vida», projeto coordenado pela Associação Odiana e cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu. O projeto pretende contribuir para minimizar a exclusão social dos grupos populacionais com maiores níveis de fragilidade social, mobilizando a acção integrada de diferentes agentes e recursos da comunidade, neste caso direcionados em particular para a intervenção com crianças, jovens e suas famílias, pessoas com deficiência e/ou incapacidade, e idosos.

"Procurando reinventar o conceito tradicional de biblioteca e adequando as dinâmicas de comunicação com o seu público à situação pandémica, a Bibliomóvel surge naturalmente como a melhor maneira de aproximar as pessoas e conquistar novos leitores. Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Castro Marim pretende levar a biblioteca às pessoas, invertendo o seu funcionamento habitual, de fora para dentro." - Associação Odiana.
 
O desafio lançado à equipa, composta por elementos quer da Biblioteca Municipal, quer do projeto CLDS 4G, é o de duplicar o número de utilizadores da Biblioteca, e ao mesmo tempo promover atividades de ocupação de tempos livres, como pintura ou costura, acompanhado-as no decorrer das visitas.

Paralelamente, a Biblio Móvel também leva a música disponível no fundo documental da Biblioteca Municipal: Em cada paragem é dada c conhecer uma seleção musical, que depois pode ser requisitada. É ainda disponibilizado um terminal de pagamento automático, facilitando pagamentos de serviços e evitando a deslocação da população.

odiana1.jpg odiana2.jpg 
Veja aqui a reportagem da TVI, de 20 de março 2021.


 
22-03-2021 | RD      
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 26-11-2021