Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Portugal e o Ano Europeu do Património Cultural 2018


​A celebração do Ano Europeu do Património Cultural 2018 é uma oportunidade para promover o património português através da reflexão, do debate e da troca de perspetivas.

2018_ano_europeu.jpg

#EuropeForCulture

De acordo com o Coordenador Nacional, Guilherme d'Oliveira Martins, “o património cultural deve estar no centro das preocupações de uma sociedade moderna, que se deve preocupar com a memória (…). Sobretudo no contexto de mudanças que se vivem na Europa, a identidade cultural não pode ser concebida de uma forma fechada”.

Assim, este Ano Europeu é também um momento singular para reforçar ou criar novas articulações entre diferentes entidades, a nível nacional, regional e local, organizar e sistematizar informação e projetos dispersos, cruzar domínios de atuação e de experiências através da partilha de ações.

p7.JPG 

As entidades, públicas e privadas, as associações e as organizações não-governamentais, deverão promover projetos e atividades com objetivos, escalas e características distintas.  Em particular, os museus, palácios, monumentos, municípios, fundações, associações de defesa do património, associações de profissionais do setor patrimonial e museológico e outras organizações da sociedade civil de todo o país são incentivados a associarem-se ao Ano Europeu do Património Cultural, reforçando a ligação das pessoas e das comunidades ao seu património, às suas tradições e os aos seus saberes.

 

150marca_barra_spc.png

Para a divulgação das atividades, e com caráter aberto e dinâmico, é disponibilizado o Portal do Ano Europeu do Património Cultural e uma página no Facebook. Nas Redes Sociais utilize o "hastag" #EuropeForCulture

A4.jpg

A DGLAB, no âmbito da atribuição da Marca do Património Europeu à Carta de Lei da Abolição da Pena de Morte, e ao assinalar os seus 150 anos em Portugal (1867-2017), informa que, para além dos recursos disponíveis no site, podem também ser solicitados conteúdos em formato digital que permitem a organização de uma exposição, composta por 8 painéis, alusiva a esta temática.

      

  p2.JPGp8.JPGA1.bmp

As iniciativas e atividades promovidas nos países europeus poderão ser consultadas no Portal Europeu do Património Cultural

A6.jpg


 

Spot vídeo do Ano Europeu do Património Cultural 2018

 

 

 Direção Geral do Património Cultural 2016

 

 

Direção Geral do Património Cultural 2017

 

 

Objetivos Gerais do AEPC (Ano Europeu do Património Cultural - Comissão Europeia)

 

Direção Geral do Património Cultural

email: anoeuropeu-patrimoniocultural2018@dgpc.pt 

telefone: 213614336

16-1-2018 RD

 
       
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 09-12-2021