Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Artes e Lazer - Calendário RNBP


Como forma de incentivar as bibliotecas públicas a assinalar algumas datas comemorativas e a desenvolver atividades com elas relacionadas, elaborámos o Calendário da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas a que associámos, para além de uma seleção de dias comemorativos mais relevantes que poderão contribuir para potenciar o papel de formação e informação das bibliotecas municipais, temas mensais que representam áreas de atuação essenciais com propostas de atividades a dinamizar.

Em agosto, destacamos iniciativas que associam as duas atividades propostas sob o tema "Artes e Lazer" e que promovem os serviços das bibliotecas como resposta às necessidades da comunidade.

«Poesia, um dia: Encontrar-se nos Lugares da Poesia... e fotografar» é um evento que a Biblioteca Municipal José Baptista Martins, de Vila Velha de Ródão, promove há 9 anos para comemorar o seu aniversário e que alia duas artes (poesia e fotografia) a locais que são referência turística da região Centro. Os resultados do projeto serão apresentados sob forma de materiais editados a disponibilizar à população.

Num primeiro momento, foram escritos noventa e cinco poemas nas residências literárias da Foz do Cobrão e da Urgueira, poemas que depois foram distribuídos no mapa do concelho de Vila Velha de Ródão, atendendo ao seu lugar de criação ou de inspiração.

Até ao final de agosto, a Biblioteca Municipal propõe a consulta o mapa e a descoberta dos Lugares da Poesia onde poderão ser tiradas fotografias: 

Num segundo momento, as fotografias submetidas serão divulgadas e poderão ser publicadas em materiais editados no âmbito do projeto.

No dia 19 de setembro, dia do 12º aniversário da Biblioteca, serão disponibilizados à população os conjuntos foto / poema sob a forma de coleção de postais e posters. Serão ainda apresentados os vídeos gravados no âmbito das Residências Literárias.

Já em Oliveira do Hospital, destacamos a campanha da Biblioteca Municipal «E todavia... a minha Biblioteca aqui!», campanha que incentiva a comunidade a continuar a frequentar os serviços da biblioteca, mesmo que não presenciais, a ler e até a criar a sua própria biblioteca digital através de um conjunto de livros digitais variados disponibilizandos para empréstimo. Igualmente visando responder às expectativas da comunidade, esta biblioteca teve patente ao público uma exposição coletiva intitulada «Exposição da Quarentena», exposição essa composta por 110 obras de pintura, desenho, artesanato, fotografia, escultura e instalações, que expressam as emoções de vários autores em tempo de confinamento.

OH2.jpgOH1BD.jpg
 
RD | 26-8-2020      
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 29-03-2024