Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
As Bibliotecas como Espaços Multiculturais, de Diversidade e Inclusão


As bibliotecas são componentes essenciais num ecossistema sustentável para criadores e atores culturais. Funcionam como plataformas para a experiência das artes, facilitadoras de intercâmbio e aprendizagem multicultural e multilíngue, e promotoras de iniciativas que conectam criadores a oportunidades. 

A título de exemplo, e a propósito do Dia Mundial da Diversidade Cultural pelo Diálogo e Desenvolvimento, a IFLA reuniu alguns projetos/iniciativas de como as bibliotecas contribuem para o desenvolvimento social sustentável, permitindo o acesso, a fruição, exploração e partilha da cultura - inclusive no espaço virtual, tendo um papel importante a desempenhar na promoção, incentivo, valorização e proteção de todas as expressões culturais.

Destacamos as inciativas de arte e educação artística, bem como as de promoção da aprendizagem da língua nacional, como factores de inclusão social essencial para não deixar ninguém para trás - “leave no one behind”.

Nesse âmbito, damos como exemplo o projeto das bibliotecas públicas finlandesas de Jyväskylä, Seinäjoki e Turku, "The Invisible Youth Project", projeto baseado na promoção da auto expressão criativa em grupos de jovens em risco de exclusão social. Através da criação de espaços de aprendizagem, são apresentadas aos jovens uma variedade de expressões criativas, desde o design, à escrita, passando pela música rap, produção vídeo ou "storytelling" digital. Ao combater a exclusão social através da aprendizagem de expressões artísticas, o projeto promove igualmente o combate à probreza, às desigualdades, à marginalização de grupos fragilizados, contribuindo para alcançar alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

CulturaIFLA.jpg
Aceda também a:



Diversidade.jpg
#Lib4Dev #Agenda2030 #ODS #Cultura #Arte #Inclusão #Desenvolvimento #contemconnosco #LeaveNoOneBehind

 
27-05-2021 | RD      
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 18-04-2024