No dia 16 de março, no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, de Torres Novas, foi apresentado publicamente o Projeto "CIA: Cidadania Informada e Ativa”, o PADES da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Públicas do Médio Tejo.
O projeto PADES foi desenvolvido pelo Grupo de Trabalho da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Médio Tejo e apresentado à DGLAB pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo para apoio financeiro.
Os seus objetivos enquadram-se nas linhas de ação estratégica desta Comunidade Intermunicipal, contando com uma estreita colaboração dos agentes e organismos locais, nomeadamente Centros Qualifica, Associações, Universidades Sénior e Juntas de Freguesias. As parcerias estabelecidas permitiram, de forma sustentada, qualificada e numa estratégia de proximidade, planear ações de promoção da leitura e das literacias digitais no Médio Tejo, ao mesmo tempo que dará a conhecer à população os recursos e serviços disponibilizados gratuitamente pelas bibliotecas municipais.
O objetivo principal é o de capacitar o maior número de cidadãos da região para o exercício de uma cidadania informada que cada vez mais assenta na comunicação digital com os organismos da administração local e central, contribuindo assim para reduzir assimetrias no acesso à informação e aos meios tecnológicos, nomeadamente daqueles mais afastados da sede dos concelhos onde por norma está instalada a biblioteca municipal que disponibiliza estes serviços às comunidades.
O projeto envolve 12 bibliotecas municipais da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas e Vila de Rei) e as 89 freguesias destes concelhos. Prevê-se que, nos dois anos da sua implementação, o projeto possa abranger um total de 1890 habitantes.
Em termos financeiros, foram consideradas duas linhas de ação previstas de apoio financeiro e que correspondem a necessidades identificadas pelas bibliotecas para a implementação do projeto, concorrendo ambas na mesma proporção e importância para a concretização do mesmo: “Tecnologias da Informação e Comunicação” e “Promoção da Leitura e das Literacias”. Assim, para além das ações de promoção das literacias, o projeto beneficiou também da aquisição de recursos tecnológicos adequados para o acompanhamento das sessões por parte dos utilizadores (atualmente já na posse das 12 bibliotecas) que, após o termino do projeto, ficarão à disposição dos utilizadores nas respetivas bibliotecas.
O valor total do investimento é de 152.323,00€ correspondente à aquisição de equipamentos e à promoção de literacias.