Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Comunidade de Leitores Online do Oeste


 

A criação da I Comunidade de Leitores Online do Oeste é uma iniciativa conjunta das doze* bibliotecas que integram esta Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Oeste (RIBO), com o objetivo de celebrar o livro e a leitura, encurtar distâncias e aproximar leitores e bibliotecas entre si.

A situação atual de contingência devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) levou à opção de utilizar um recurso digital para fazer acontecer esta Comunidade.

As atividades concebidas em rede potenciam o valor individual de cada biblioteca e, consequentemente, o seu impacto direto na comunidade, neste caso, aproximando os leitores e as bibliotecas entre si.

Para o cidadão resulta, de um serviço em rede, a atenuação de eventuais desequilíbrios quanto ao acesso a serviços e recursos, configurando também uma maior abrangência de realidades diferentes o que vai promover e reforçar o sentido de identidade de uma comunidade. É assim também que, potenciado o valor social e económico das bibliotecas como lugares públicos de socialização, mesmo que no mundo digital, as bibliotecas podem assumir especial importância em tempo de crise e distânciamento social, sobretudo no contexto da inclusão - social e digital - dos cidadãos.

oesteCL1.jpgAtendendo ao bom acolhimento que a iniciativa obteve na sua primeira sessão no Dia Mundial do Livro, estão já marcadas sessões até novembro de 2020 (17 de junho, 16 de setembro, 14 de outubro e 18 de novembro).

 O público-alvo são os leitores maiores de 18 anos e as inscrições, gratuitas mas limitadas, são efetuadas via email da RIBO: ribo@oestecim.pt

As sessões são acedida através da Plataforma Zoom e têm a uma duração entre 90 a 120 minutos.OesteCL2.jpg

A RIBO integra as Bibliotecas Municipais de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

 
03-06-2020 RD      
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 19-04-2024