Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Criatividade ... ou o Natal nas bibliotecas da RNBP


Como forma de incentivar as bibliotecas públicas a assinalar algumas datas comemorativas e a desenvolver atividades com elas relacionadas, elaborámos o Calendário da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas com uma seleção de alguns dos dias comemorativos mais relevantes que poderão contribuir para potenciar o papel de formação e informação das bibliotecas municipais. Associámos também, a cada mês, temas que representam áreas de atuação essenciais para as bibliotecas públicas, existindo mensalmente propostas de dinamização de atividades destinadas aos diversos segmentos de público.

O mês de dezembro, tradicionalmente festivo dado a época natalícia, é caracterizado pelas férias escolares que permitem também às famílias usufruir de mais tempo de lazer em conjunto. Pretendendo contribuir para a alargar opções, as bibliotecas públicas desdobram-se numa série de atividades, diversificando as oportunidades de ocupação de um tempo de qualidade. 

Apesar da pandemia e das restrições a que este ano estamos obrigados, a missão e os propósitos das bibliotecas públicas mantêm-se. Assim, a par com a oferta de atividades nos seus espaços físicos, houve um enorme esforço dos profissionais das bibliotecas para levarem aos seus utilizadores atividades online, principalmente via Youtube ou Facebook.

criativilhavo.jpgFossem histórias contadas em direto da biblioteca, fossem propostas de trabalhos manuais para seguir e fazer em casa, fosse ainda a divulgação de tradições da região, desafios, oficinas de culinária, concursos literários e/ou de ilustração alusivos à época, passando pelas lendas e sem esquecer as atividades de solidariedade organizadas, houve de tudo um pouco e criatividade foi o que não faltou no que se refere à diversidade de atividades e projetos propostos pelos profissionais, mas também quanto ao que os mesmos propunham. A título de exemplo, deixamos aqui ligações para alguns testemunhos do que foi acontecendo online e não só, ao longo do mês de dezembro e que ilustram a pertinência da nossa notícia.

Começamos pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Beira e Serra da Estrela que recentemente chegou às redes sociais para estar mais perto da comunidade e divulgar o seu trabalho e que aproveitou a época para disponibilizar um conjunto de vídeos realizados pelas Bibliotecas da Rede sob o tema “O Natal e a suas tradições”, numa ação que pretende promover o património local (autores, tradições e memórias). Deixamos a ligação para alguns desses vídeos, a título de exemplo: Biblioteca Municipal de Sabugal, Biblioteca Municipal de Gouveia, Biblioteca Municipal de SeiaBiblioteca Municipal da CovilhãBiblioteca Municipal de MedaBiblioteca Municipal do FundãoBiblioteca Municipal da GuardaBiblioteca Municipal de Fornos de AlgodresBiblioteca Municipal de Belmonte, Biblioteca Municipal de Trancoso e Biblioteca Municipal de Celorico da Beira, entre outras.

Já no que se refere à interação e desafios propostos, houve àtividades de natureza diversa, desde os tradicionais concursos literários, aos concursos de presépios ou a desafios como as charadas da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Famalicão. Destes, deixamos aqui testemunhos da Biblioteca Municipal de Sardoal, da Biblioteca Municipal de Mação, da Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel, Biblioteca Municipal de Oliveira de Azeméis e Biblioteca Municipal da Guarda

No campo das oficinas, workshops e manualidades, exemplificamos com as atividades da Biblioteca Municipal de Porto de Mós, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Braga), Biblioteca Municipal de Pombal (também aqui e aqui), Biblioteca Municipal de Ílhavo, Biblioteca Municipal de Alcanena, Biblioteca Municipal de Loures, e da Biblioteca Municipal de Angra do Heroísmo.

No capítulo das histórias e contos online, exemplificamos com as atividades das Bibliotecas Municipais de Lisboa, Bibliotecas Municipais de OeirasBiblioteca Municipal de Vila Nova de Famalicão, Biblioteca Municipal de Pombal, Biblioteca Municipal da Guarda, Biblioteca Municipal de Portimão, Biblioteca Municipal de Alcanena, Biblioteca Municipal de ConstânciaBiblioteca Municipal de Grândola, Biblioteca Municipal de Guimarães, Biblioteca Municipal de Ourém e Biblioteca Municipal de Gavião.

Quanto a exposições (bibliográficas, de presépios, de postais e de árvores de natal), damos os exemplos da Biblioteca Municipal de Castro Verde, Biblioteca Municipal da Figueira da Foz (também aqui), Biblioteca Municipal de Pombal, Biblioteca Municipal de Montalegre e Biblioteca Municipal de Faro.

Assinalamos com reconhecimento as Campanhas de Solidariedade promovidas pela Biblioteca Municipal de Constância e pela Biblioteca Municipal de Faro.

criativpvarzim.jpgSem esquecer o Projeto "Juntos de Férias" alusivo às Férias de Natal 2020, que reúne já mais de meia centena de bibliotecas, houve ainda quem aproveitasse a época natalícia para lançar campanhas de promoção dos empréstimos domiciliários e de captação de novos utilizadores, com ofertas e incentivos à leitura, como foi o caso da Biblioteca Municipal de  Póvoa de Varzim.


criativpmos.jpgE até tivemos direito a um "Calendário Literário do Advento", com 25 sugestões de leitura, partilhado diariamente pela Biblioteca Municipal de Porto de Mós e que resultou das sugestões dos membros do seu Clube de Leitura. 


E muito, muito mais...
 
Na impossibilidade de trazermos aqui tudo o que foi feito, e porque foi mesmo feito muito, o objetivo desta notícia foi tão somente demonstrar, mais uma vez, que as bibliotecas não são só livros e que, física ou virtualmente, estão presentes na comunidade e a pensar nos seus utilizadores. Não queríamos também por isso deixar de felicitar todos aqueles que participaram nos Natais das suas bibliotecas, como profissionais ou como utilizadores, presencialmente ou via Internet. Partilhamos aqui como exemplo o testemunho do empenho dos profissionais na preparação do Natal da Biblioteca Municipal da Maia.

Desafiamos todos a procurarem nas redes sociais das suas bibliotecas o que porventura possam ter perdido...e recuperar, usufruindo de tudo aquilo que elas têm para oferecer, pois criatividade não lhes falta!

#BibliotecasAquiParaSi

Natal1.jpg Natal2.jpg 

(Fotos recolhidas nas redes sociais das bibliotecas municipais)

 
29-12-2020 | RD      
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 25-04-2024