Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Declaração de Aarhus 2017 - Derrubar as barreiras digitais!


Foi divulgada na Sessão de Encerramento da Conferência da EBLIDA, em Aarhus, dia 4 de maio 2017, a Declaração de Aarhus 2017: Derrubar as barreiras digitais!​

"Capacitar as bibliotecas para a disponibilização do acesso inteligente à cultura, à informação e ao conhecimento!

Incitamos os governos locais, regionais e nacionais da Europa a:

- Capacitar as bibliotecas para que os cidadãos europeus tenham livre acesso à informação e ao conhecimento fidedignos na sociedade digital;

- Promulgar exceções aos direitos de autor que reflitam as necessidades dos utilizadores no mundo digital;

- Promover e apoiar as competências de leitura e de pensamento crítico pelas bibliotecas, num tempo de falsas notícias e sobrecarga de informação;

- Repensar e atualizar as políticas, estratégias e o enquadramento jurídico das bibliotecas locais e nacionais;

- Reconhecer as bibliotecas como instituições de conhecimento, cultura e aprendizagem da Europa;

- Reconhecer as bibliotecas como parceiras na promoção do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável.

As bibliotecas na Europa desempenham um papel importante na transição de um mundo principalmente analógico para um ambiente digital onde as formas de acesso e a partilha de informação e conhecimento mudaram drasticamente. Mas na próxima fase é necessário que derrubemos todas as barreiras digitais existentes.

Precisamos de um novo quadro jurídico e de novos modelos de negócio para a aquisição e divulgação de cultura, informação e conhecimento e de um sistema moderno e adequado de exceções aos direitos de autor que reflitam as necessidades dos utilizadores num mundo digital.

No âmbito do seu 25º aniversário, a EBLIDA apela aos responsáveis políticos europeus para acelerarem a transformação das bibliotecas públicas em instituições democráticas do século XXI, encorajando e permitindo o envolvimento dos cidadãos, disponibilizando informações e criando condições favoráveis ao debate público, agindo como centros locais de aprendizagem e criatividade."

Aarhus.jpg

Conselho e Conferência da EBLIDA 3 e 4 de Maio de 2017, DOKK1 Aarhus, Dinamarca.

 5-5-2017 RD

 
       
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 01-07-2025