As competências digitais para o trabalho e para a vida estão no topo da Agenda Política Europeia. A estratégia de competências digitais da UE e as iniciativas políticas conexas têm por objetivo reforçar as capacidades e as competências digitais fundamentais para ultrapassar os desafios para a transformação digital.
A Bússola Digital e o Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais estabelecem as ambiciosas metas políticas de atingir um mínimo de 80% da população com competências digitais básicas e ter 20 milhões de especialistas em TIC até 2030. O
DigComp 2.2 é o Quadro Europeu de Referência de Competência Digital para os Cidadãos, com novos exemplos de conhecimentos, capacidades e atitudes para ajudar os cidadãos ao envolvimento confiante, crítico e seguro nas tecnologias digitais e emergentes, como a IA. O DigComp segue as diretrizes de acessibilidade digital, uma vez que a criação de recursos digitais acessíveis é uma prioridade. A segunda parte da publicação disponibiliza uma visão do material de referência existente e consolida publicações e referências lançadas anteriormente.
Webinar sobre o DigComp 2.2 no âmbito da abertura da campanha All Digital Weeks (28 de março 2022)
(exemplo: Literacia da Informação)