Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Simpósio Internacional «Experiências significativas de mediação da leitura»


Promovido pela Rede das Bibliotecas de Lisboa, BLX, no contexto de uma parceria com a Rede de Bibliotecas de Bogotá, terá lugar o Simpósio Internacional «Experiências significativas de mediação da leitura»

Este simpósio, que se realizará de forma virtual e dividido em dois dias, Bogotá e Lisboa partilharão narrativas, aprendizagens e desafios futuros em torno da memória.

Numa perspectiva individual, "memória" é a capacidade que os seres vivos têm de reter informações do passado, desde elementos tão instintivos como um cheiro, até algo tão elaborado quanto aprender programação de computadores. Numa perspectiva social, a memória ganha significados plurais: a memória coletiva que uma comunidade cria a partir das suas próprias histórias; a memória histórica que tenta construir uma versão do passado na qual possam convergir diferentes vozes; a memória oficial que tenta impor-se a partir das esferas do poder e a contramemória que tenta resistir à anterior; ou mesmo a memória simbólica encontrada em monumentos, lugares e obras de arte. Assim, na esfera social, a memória é entendida sobretudo como uma prática. A mediação no contexto da memória permite combinar um espectro alargado de significados, desde a complexidade da memória individual até a diversidade das memórias sociais. É o que queremos investigar neste encontro de mediadores em Bogotá e Lisboa: Quais são as práticas de mediação de leitura que têm sido realizadas em torno da memória e que reflexões têm provocado? Que impacto tiveram? Que desafios eles enfrentaram? E que lições foram aprendidas?

simpósio memória_convite digital_lisboa.jpg

Programa:

21 de novembro  13h-17h (hora de Portugal)
Apresentação da Rede de Bibliotecas Públicas de Bogotá
Experiencias de Mediación lectora sobre memoria en Bogotá
Ponentes: Camila Rincón, Mary Jamioy, Mauricio Espinosa, Yeny Martínez e Lauren Botia

28 de novembro 13h-17h (hora de Portugal)
Apresentação de Bibliotecas de Lisboa
Projeto Vidas e Memórias do Bairro
Ponentes: Alexandra Aníbal, Elisabete Santa Bárbara e Mafalda
Seoane


As inscrições são gratuitas, limitadas a 150 participantes, e deverão ser feitas através de email blx@cm-lisboa.pt

 
15-11-2022 | RD      
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 01-07-2025