O FOLIO, Festival Literário Internacional de Óbidos, iniciativa do Município de Óbidos desde 2015, realiza-se este ano entre os dias 6 e 16 de outubro e tem como tema o “Poder”.
Para além das habituais áreas, o Folio Autores, Folio Educa, Folio Ilustra, Folio Mais, Folio BD, Folio Boémia e Folio Folia, haverá dois novos capítulos: o Folio Inclusivo, dedicado à acessibilidade cultural, e o Folio Tech, que pretende discutir a relação entre tecnologia e literatura.
O festival, que já tem confirmada a presença de dois detentores do Nobel da Literatura, Olga Tokarczuk (2018) e Wole Soyinka (1986), conta com 14 mesas de debates, um espaço dedicado aos escritores e editoras, assim como atividades (conferências, encontros, exposições, entre outras) espalhadas por toda a vila, desde os museus à Casa da Música, passando pelas livrarias e incluindo a Cerca do Castelo, local onde decorrerão os concertos previstos.
A DGLAB associa-se mais uma vez à Câmara Municipal de Óbidos e, nos dias 11, 13 e 15, promove 3 sessões no âmbito do FOLIO Educa:
11 de outubro (terça feira), pelas 18h30 - Grupos de Leitores: O poder da Leitura Social
13 de outubro (quinta feira), pelas 18h30 - Informação é poder: as bibliotecas públicas e a Agenda 2030
15 de outubro (sábado), pelas 14h30 - A leitura nas redes sociais: O poder do youtube e do Instagram