Dando sequência ao seu plano de formação para os técnicos das bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, e com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de recursos humanos qualificados capazes de assumir cada vez melhor os desafios que hoje se colocam às bibliotecas públicas, a DGLAB disponibiliza um total de 29 inscrições para dois cursos virtuais do Centro Internacional de Tecnologias Avanzadas (CITA) da Fundación Germán Sánchez Ruipérez (FGSR), de Espanha.
“ALFIN para bibliotecas públicas”
As bibliotecas públicas devem estar aptas a aproveitar todo o seu potencial para incentivar a aprendizagem ao longo da vida, fomentando a integração social, a participação ativa dos cidadãos, a criatividade e o desenvolvimento socioeconómico das comunidades multiculturais. Para isso, torna-se necessário em primeiro lugar capacitar os profissionais com competências e conhecimentos no âmbito das literacias digitais e da informação para que estes as possam promover e desenvolver programas articulados de promoção destas literacias nas comunidades.

“Las bibliotecas ante su futuro: como conseguir que una biblioteca tenga cada día más sentido?”
Esta formação propõe uma reflexão sobre o papel das bibliotecas num mundo cada vez mais global, mais conectado e mais digitalizado. O dever das bibliotecas para com as comunidades é a oferta de acesso plural à aprendizagem, ao conhecimento e à informação que permita a todos a tomada das melhores opções e, neste contexto, ter consciência do contributo das bibliotecas para alcançar o desenvolvimento sustentável da Agenda 2030. As bibliotecas deverão ser capazes de uma evolução constante que lhes permita dispor de ferramentas flexiveis para enfrentar os desafios e assim fortalecer o seu papel.

===========
Consulte aqui a informação relativa aos cursos, prazos e procedimentos de inscrição, bem como os critérios de seleção.
O formulário de inscrição deverá ser remetido à DGLAB, por email, até 12 de agosto: rnbp@dglab.gov.pt
A ter em atenção:
a) Os cursos são gratuitos para os candidatos, suportando a DGLAB os custos das inscrições;
b) Os cursos são ministrados em língua espanhola;
c) Só serão aceites candidaturas que estejam de acordo com a convocatória, incluindo a respetiva autorização do superior hierárquico.