Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Fórum da Governação da Internet 2021



O Internet Governance Forum (IGF) é uma plataforma que serve para reunir pessoas de vários áreas de interesse, em discussões sobre questões de políticas públicas relacionadas com a Internet. Embora não haja um resultado negociado, o IGF informa os responsáveis pela formulação de políticas nos setores público e privado. Na reunião anual, os membros do Fórum discutem, trocam informações e partilham boas práticas. O papel do IGF é facilitar um entendimento comum de como maximizar as oportunidades da Internet e lidar com os riscos e desafios a ela associados.

Como membro fundador da «Dynamic Coalition on Public Access in Libraries»(1), a IFLA co-organiza um workshop temático sobre a inclusão digital nas bibliotecas, no âmbito do Fórum de Governança da Internet (IGF) que este ano se realiza em formato híbrido, de 6 a 10 de dezembro. 

Dia 9 de dezembro (das 10:15 às 11:45), decorrerá o workshop “Public Access: Driving a Community-Based Development Model” que abordará a forma como é que o acesso à Internet e às TIC nas bibliotecas pode ser aproveitado para impulsionar a conectividade, a resiliência e o desenvolvimento da comunidade. Profissionais de várias áreas que não só da área das bibliotecas, irão avaliar como é que as necessidades de conectividade podem ser entendidas ao nível da comunidade, quais os impactos e beneficios do acesso público em bibliotecas - e formas inovadoras de o implementar, e qual a sua relação com o acesso equitativo a conteúdos digitais. Inscrições e mais informação na plataforma do Fórum.

Ainda no âmbito do IGF, irá decorrer uma reunião informal online, co-organizada pela Biblioteca da Silésia e pela IFLA, "Libraries Helping Build a People-Centred Internet: Connectivity, Content and Competence", onde serão partilhadas experiências práticas sobre o papel das bibliotecas na construção de uma Internet centrada nas pessoas e no cumprimento de metas de conectividade com base em experiências práticas de trabalho de inclusão digital (dia 10 dezembro, 08:00-09:00).

IFLAInternetGovmed.jpg

Em Portugal, a Iniciativa Portuguesa do Fórum da Governação da Internet (IPFGI) é uma plataforma nacional de diálogo que reúne todas as Partes Interessadas/Stakeholders, públicos e privados, a academia, a comunidade técnica da Internet e a sociedade em geral para informar, refletir e debater de forma aberta e interativa, como deve ser governada a Internet, tema, cada vez mais relevante nos panoramas nacional e internacional.

Todas as Iniciativas Nacionais e Regionais aderem aos princípios do IGF espelhados nos artigos 72.º e 73.º da Agenda de Tunes adotada em 2005, na 2ª fase da Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação (WSIS – World Summit on Information Society) realizada no âmbito da Organização das Nações Unidas.

A Governação da Internet envolve uma multiplicidade de políticas públicas e de diferentes regras e princípios, incluindo a autorregulação, que acaba por constituir a expressão da comunidade Internet global. As matérias de cariz técnico, incluindo a gestão do Sistema de Nomes de Domínio (DNS – Domain Name System), números e endereços de protocolo Internet (IP - Internet Protocol), proteção do consumidor, garantia de acesso a preços acessíveis, bem como a capacitação, educação, formação, sustentabilidade, robustez, segurança e estabilidade da Internet, neutralidade de rede, garantia da liberdade de expressão e proteção da privacidade, promoção do multilinguismo e, ainda, a criação de um ambiente propício ao desenvolvimento da internet, entre outros, entram também nesta equação.

(1) The Dynamic Coalition on Public Access in Libraries provides a space within the IGF to address the Internet governance issues relating to public access, and enable a discussion to take place about how the existing expertise, networks and infrastructure offered by public libraries can contribute to the goals and spirit of the WSIS process. This discussion is truly multistakeholder – public libraries are funded by the taxpayer and embedded in government infrastructure, they are frequented by members of civil society and the entrepreneurs behind SMEs, and they frequently partner with the private sector to provide buildings and services. A Dynamic Coalition on Public Access in Libraries benefits from the participation of representatives from all these groups.

Saiba mais no site do IGF 2021!

IGF2021.jfif


 
03-12-2021 | RD      
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 03-01-2025