A Associação Portuguesa de Escritores atribuiu o Grande Prémio de Romance e Novela APE/DGLAB – 2016, ao livro "Não se pode morar nos olhos de um gato" de Ana Margarida de Carvalho (ed. Teorema).

O júri, constituído por José Correia Tavares, que presidiu, Isabel Cristina Rodrigues, José Carlos Seabra Pereira, Luís Mourão, Paula Mendes Coelho e Teresa Carvalho, deliberou por maioria, uma vez que Luís Mourão votou em "A Gorda", de Isabela Figueiredo (ed. Caminho).
Foram admitidos 93 livros publicados em 2016, com a chancela de 44 editoras.
Dotado com 15.000 euros, e atribuído a 29 autores — já bisaram Vergílio Ferreira, António Lobo Antunes e Mário Cláudio; Agustina Bessa-Luís, Maria Gabriela Llansol e, agora, Ana Margarida de Carvalho — de 19 editoras.
O Grande Prémio de Romance e Novela APE/DGLAB, instituído em 1982, teve, nesta 35.ª edição, o patrocínio da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, da Câmara Municipal de Grândola, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, do Instituto Camões e da Sociedade Portuguesa de Autores.
23-10-2017 RD