
Criado em 2016, o Prémio "IFLA Green Library" é promovido pelo Grupo de Interesse Especial da IFLA sobre o Meio Ambiente, a Sustentabilidade e as Bibliotecas (ENSULIB) e tem o apoio das edições De Gruyter.
Como "Green Library" entende-se uma biblioteca projetada não só para minimizar o impacto da sua atividade no ambiente mas também com preocupações de maximizar a qualidade do seu ambiente interior sendo criteriosa desde a escolha para a sua localização, passando pelos materias e soluções de construção, à utilização de produtos biodegradáveis na sua conservação e à utilização responsável de recursos naturais (água, energia, papel), sem esquecer práticas de reciclagem, na gestão do seu funcionamento".
O valor simbólico deste prémio é de 500 euros e tem como objetivos premiar a candidatura que comunique um maior compromisso da biblioteca com a sustentabilidade ambiental e responsabilidade social.
Candidaturas através do site da IFLA, até 31 de janeiro 2020.
A propósito desta distinção, partilhamos a checklist de Petra Hauke, Karen Latimer e Klaus Ulrich Werner, publicada no "The Green Library", em 2013, sobre edifícios, equipamentos e gestão sustentável de bibliotecas. Esta lista pretende sistematizar os principais aspetos a considerar nas diferentes fases e vertentes da construção e funcionamento destes equipamentos, de forma a maximizar a sua sustentabilidade, desde o seu planeamento em fase de projeto, aos serviços aos utilizadores:
1. Aspectos na fase de planeamento e orçamentação; 2. Aspetos na definição dos procedimentos a adotar; 3. Aspetos na localização do edifício; 4. Aspetos no decorrer da obra de construção; 5. Aspetos de construção (estrutura, fachadas, materiais, climatização, energia); 6. Aspetos quanto aos equipamentos, revestimentos e pavimentos interiores; 7. Aspetos para uma utilização eficiente das tecnologias e das comunicações; 8. Aspetos nos serviços aos utilizadores; 9. Aspetos de gestão do edifício; 10. Objetivos estratégicos da biblioteca; 11. Marketing e Relações Públicas; 12. Certificados energéticos e ambientais. |
Na oportunidade, conheça os projetos finalistas e o projeto vencedor da anterior edição.