Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Inauguração da Biblioteca Municipal da Madalena do Pico


​O Município de Madalena do Pico inaugurou, no passado dia 8 de março, as novas instalações da Biblioteca Municipal, considerando ser esta “uma grande conquista para o Concelho, para o Pico, para as suas gentes, mas também para os Açores (…), que irá inquestionavelmente estimular hábitos de leitura e o gosto pela investigação, melhorar os níveis de literacia e despertar o pensamento crítico, crucial para o efetivo progresso social.”

O novo edifício construído de raiz, foi projetado pelo Arquiteto Miguel Rocha Reis. Com uma área bruta de mais de 1 200 m2 teve um co-financiamento de 85 por cento do programa Proconvergência.

Nele se distribuem as secções pública, de adultos e infantil, com áreas destinadas à consulta de periódicos, hora do conto, consulta multimédia e exposições entre outras.

A nível dos recursos humanos especializados na área de biblioteca de documentação, de entre os dez funcionários afetos a este equipamento, tem um bibliotecário e um assistente técnico.

madalenagrn.jpg 

Esta biblioteca, a funcionar desde 1986, primeiro no edifício da antiga central elétrica depois, desde 2002, numa antiga escola primária remodelada para o efeito, conta com cerca de 60 mil títulos entre os quais os espólios das bibliotecas da Fundação Calouste Gulbenkian (Fixa e Itinerantes da Madalena e da Horta). A coleção encontra-se atualmente em fase de tratamento técnico, apesar das 43 mil unidades físicas já informatizadas.

22-3-2016 RD

 
       
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 09-12-2021