Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
José Eduardo Agualusa vence o Prémio Internacional de Literatura de Dublin


José Eduardo Agualusa, com o seu romance traduzido Teoria Geral do Esquecimento - A General Theory of Oblivion, foi o escritor distinguido pelo International Dublin Literary Award, anunciado ontem, dia 21 de junho, na capital irlandesa. A tradução é de Daniel Hahn (escritor, editor e tradutor britânico).

agualusa.jpg

Desde 1996 o Prémio, já com 21 edições, distinguiu autores como Orhan Pamuk, Javier Marías, Michel Houellebecq, Colm Tóibin, Colum McCann, Jim Crace ou David Maalouf e Herta Müller. No entanto, esta é a primeira vez que elege um livro originalmente escrito em português.

jea.bmp

Para além do vencedor José Eduardo Agualusa (Angola), a shortlist final de 10 nomeados incluia também Mia Couto (Moçambique), Anne Enright (Irlanda), Kim Leine (Dinamarca/Noruega), Valeria Luiselli (México), Viet Thanh Nguyen (Vietname/EUA), Chinelo Okparanta (Nigéria/EUA), Orhan Pamuk (Turquia), Robert Seethaler (Áustria) e Hanya Yanagihara (EUA).

Quer os candidatos, quer os dez finalistas, são nomeados e votados por bibliotecas públicas de todo o mundo, de entre obras de ficção selecionadas publicadas em inglês e analisados por um júri internacional. Este ano, a par com bibliotecas da Áustria, Bélgica, Brasil, Croácia, Dinamarca, Alemanha, Grécia, Irlanda, Polónia, Rússia, Escócia, Suécia e Estados Unidos da América, participaram nesta seleção, por Portugal, a Biblioteca Municipal de Oeiras e a Biblioteca Pública Municipal do Porto.

A obra vencedora foi nomeada, quer pelas duas bibliotecas portuguesas, quer também pela Biblioteca Municipal de Rijeka, na Croácia, e pela Biblioteca Demonstrativa de Brasília Maria da Conceição Moreira Salles.

O valor do Prémio, 100 mil euros, patrocinado pelo Dublin City Council, é o maior do género. O tradutor, no caso do vencedor ser uma tradução, também é premiado com uma parte deste valor.

dublin.png 

22-6-2017 RD

 
       
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 28-11-2021