Europeana, a base de dados desenvolvida pela Comissão Europeia, que é simultaneamente biblioteca, museu e arquivo digital, foi lançada a 20 de Novembro.
Devido ao número extraordinário de acessos registado no dia do lançamento, a Europeana teve de ser temporariamente encerrada, tendo entretanto reaberto.
Estão agora acessíveis, através de um portal multilingue, cerca de 2 milhões de objectos digitais, designadamente filmes, pinturas, sons, mapas, manuscritos, livros, jornais e documentos de arquivo, provenientes de instituições dos 27 países da União Europeia.
A Biblioteca Nacional de Portugal e a Direcção-Geral de Arquivos são, simultaneamente, parceiras e contribuidoras da Europeana, contribuindo também com conteúdos a Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian e a Universidade do Porto.
Até 2010 a Europeana deverá disponibilizar mais de 6 milhões de documentos digitais.
Segundo Viviane Reding, esta base de dados representa uma aliança inédita entre as novas tecnologias e o mundo da cultura e irá modificar profundamente o modo como cada um terá acesso, de futuro, ao património cultural europeu.
Visite o sítio da Europeana em www.europeana.eu.