Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Literacia Digital: projetos de inclusão e aprendizagem ao longo da vida


​Como forma de incentivar as bibliotecas públicas a assinalar algumas datas comemorativas e a desenvolver atividades com elas relacionadas, elaborámos um Calendário da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas que, para além de uma seleção de dias comemorativos mais relevantes que poderão contribuir para potenciar o papel de formação e informação das bibliotecas municipais, associámos a cada mês temas que representam áreas de atuação essenciais, existindo mensalmente propostas de dinamização de atividades.

Fev2020g.jpg

«A liberdade, a prosperidade e o desenvolvimento da sociedade e dos indivíduos são valores humanos fundamentais. Só serão atingidos quando os cidadãos estiverem na posse da informação que lhes permita exercer os seus direitos democráticos e ter um papel ativo na sociedade.» In Manifesto da IFLA/ Unesco sobre Bibliotecas Públicas 1994.

No mês de fevereiro, dedicado ao tema Aprendizagem ao Longo da Vida, as iniciativas propostas visam a promoção de sessões de formação junto da comunidade. Neste âmbito, e a título exemplo, assinalamos quatro projetos em curso, cujo objetivo é dotar os cidadãos de competências digitais que lhes permitam usufruir, não só das oportunidades do mundo digital da informação e das Redes Sociais, mas também de gerir autonomamente tarefas e obrigações legais recorrendo às TIC, num processo de aprendizagem, prevenção de riscos e de combate à infoexclusão.

 

silvesLDigital.jpgPTIS@LITERACIA DIGITAL

Projeto de Tecnologias da Informação para cidadãos, promovido pela Câmara Municipal de Silves através da Biblioteca Municipal, que, às 3ª e 5ª, das 14h30 às 15h30, dará formação gratuita aos interessados sobre a E-fatura (fevereiro e março) e sobre o IRS (abril e maio). Esta iniciativa destina-se à população no geral e tem como objetivo combater a exclusão digital 

 

Computador e Internet para todosblxLitDigital.jpg

As Bibliotecas Municipais de Lisboa associam-se ao Programa para a Inclusão e Literacia Digital da Câmara Municipal de Lisboa, e desenvolvem, na Biblioteca Palácio Galveias, em colaboração com o Departamento de de Desenvolvimento e Formação da Autarquia, diversos cursos de curta duração, para aquisição de competências digitais básicas.

 

RBAlmadaLitDigital.jpgProjeto ILD@ - Inclusão para a Literacia Digital de Adultos

A Rede Municipal de Bibliotecas de Almada disponibiliza formação para aquisição de conhecimentos básicos de informática, tendo como objetivo de contribuir para uma maior familiarização com as Tecnologias da Informação e da Comunicação, de modo a aumentar o nível de literacia digital dos munícipes do concelho de Almada com mais de 55 anos. Os cursos decorrem na Biblioteca Municipal de Almada e na Biblioteca Municipal Maria Lamas: Curso de competências básicas – em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia, confere Diploma em Competências Básicas em Informática; Pesquisa na Internet; e Utilizar o e-mail.

 

"Biblioteca-te", um projeto de literacias

Com início em maio de 2018, a Biblioteca Municipal da Covilhã percorre o concelho dinamizando workshops de literacia bibliotecate.jpgfamiliar, de saúde, de informação e dos media, proporcionando à comunidade ferramentas, recursos e métodos de acesso à informação e aquisição de conhecimentos, permitindo-lhes interpretar e desenvolver as próprias potencialidades, bem como participar ativamente na sociedade. São sobretudo trabalhados conceitos que permitam a compreensão e o (re)conhecimento da verdadeira (des)informação associados às TIC, ao cyberbullying e às “fake news”. As ações são dirigidas a todos os públicos.

 
18-2-2020 RD      
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 26-04-2024