Atendendo a que no próximo dia 7 de fevereiro se celebra o
Dia da Internet Mais Segura, partilhamos a Nova Estratégia Europeia para uma Melhor Internet para as Crianças (BIK+) aprovada em maio de 2022.
A pandemia de COVID-19 salientou os benefícios da tecnologia digital, mas também a necessidade crucial de igualdade de acesso à tecnologia (dispositivos e redes), às aptidões e competências digitais, incluindo a literacia mediática para todas as crianças. As crianças que não têm acesso à Internet são excluídas dos recursos que as podem ajudar a aprender e a crescer. As desigualdades podem conduzir a um maior risco de maus resultados escolares, problemas de saúde mental e falta de perspetivas a longo prazo. Nesta perspetiva, e para fazer face aos riscos e danos da sociedade cada vez mais digitalizada, incluindo para as crianças, em dezembro de 2020 a Comissão propôs uma reforma ambiciosa do atual conjunto de regras, com o objetivo de criar um espaço digital mais seguro, em que os direitos fundamentais de todos os utilizadores de serviços digitais sejam protegidos.
A Estratégia BIK+ atualizada constitui a vertente digital da estratégia da UE sobre os direitos da criança e reflete o princípio digital segundo o qual «as crianças e os jovens devem ser protegidos e capacitados em linha» numa visão assente na acessibilidade e adequação dos conteúdos e dos serviços online.
Consulte o
Compêndio com a legislação em vigor:
O
Regulamento de Serviços Digitais, em vigor desde dia 16 de novembro de 2022, consagra um novo conjunto de regras da UE para um ambiente em linha mais seguro e mais responsável, obrigando as empresas a colocar os interesses das crianças à frente das suas preocupações:
- Aplica-se a todos os serviços digitais que conectam consumidores a bens, serviços ou conteúdos;
- Cria novas obrigações abrangentes para as plataformas em linha a fim de reduzir os danos e de combater os riscos;
- Introduz uma sólida proteção dos direitos dos utilizadores;
- Institui um novo quadro único de transparência e responsabilidade para as plataformas digitais.
Concebidas como um conjunto único e uniforme de regras aplicáveis na UE, as regras asseguram novas proteções aos utilizadores e segurança jurídica às empresas em todo o mercado único. Por último, o Regulamento dos Serviços Digitais, instrumento regulamentar pioneiro a nível mundial, também funciona como uma referência internacional para uma abordagem regulamentar relativa aos intermediários em linha.
Atualizada a 24-01-2023 | RD