Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
O Valor das Bibliotecas - Estudo de Impacto (Bibliotecas de Navarra)


 

​O Valor das Bibliotecas

Estudo de Impacto Socioeconómico das Bibliotecas na Comunidade Floral de Navarra (Espanha), 2016.

navarra3.bmp

 

Este estudo, que incide sobre 135 Bibliotecas de Navarra (91 bibliotecas públicas, 36 bibliotecas especializadas e 4 bibliotecas universitárias) foi promovido pelo Conselho de Cooperação Bibliotecária do Governo da Navarra e elaborado em colaboração com a Fundação Germán Sánchez Ruipérez, coordenado por Hilario Hernández Sánchez, para difusão do impacto socioeconómico das bibliotecas na sociedade. Foram inquiridas mais de 5.200 pessoas, maiores de 14 anos.

 

navarra.bmp

 

Mais do que saber quantas bibliotecas existem, que coleções e que recursos informativos dispõem, que serviços oferecem ou quanto dinheiro custam, importa calcular o valor que têm para os utilizadores, ou seja, que valor lhes é atribuído pelos cidadãos que as utilizam.

 

navarra2.bmp

 

Pretende-se calcular o melhor possível o valor económico das bibliotecas em termos económicos e sociais, na sua capacidade de proporcionar bem-estar e possibilidades de desenvolvimento.

A ausência de uma referência monetária concreta ao preço dos serviços bibliotecários que são por norma oferecidos de forma gratuita, numa sociedade de mercado como a nossa, leva a que a sociedade não tenha uma ideia clara nem do valor das bibliotecas, nem do valor que trazem à vida económica da comunidade, que benefícios geram a quem as utiliza e, no geral, ao conjunto da sociedade.

 

Return On Investment, fórmula que devolve a percentagem de retorno sobre o investimento realizado:  ROI = (retorno - investimento) /investimento

                                APM Atribuição de Preços de Mercado                                                          VC - Valoração Contingente

              Navarra4ROI.bmp Navarra4ROIVC.bmp

                                                                                           Estudo em formato PDF

21-11-2017 RD

 
       
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 28-11-2021