Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Projetos de duas bibliotecas municipais portuguesas apresentados na Conferência da IFLA


Dois projetos, um da Biblioteca Municipal de Oeiras "Internet Challenge" e outro da Biblioteca Municipal de Ílhavo "Crescer a Ler/Crescemos e Já Lemos", foram este ano apresentados na Conferência da IFLA.

O projeto do Município de Oeiras,  Internet Challenge: information literacy for digitally literate, alia a investigação a uma componente lúdica. É promovido pelo município através das Bibliotecas Municipais e consiste num torneio em torno da pesquisa, da avaliação e da seleção de informação na Internet.

poster_oeiras.jpg

O projeto conta já com nove edições, sendo que a partir de 2014 passou a ser exclusivamente feito para escolas (3.º Ciclo e Ensino Secundário do Concelho de Oeiras).

Pretende estreitar a cooperação com a rede escolar concelhia e alertar a comunidade escolar para a temática das literacias digital e da informação, ao mesmo tempo que visa desenvolver as competências de pesquisa, seleção e avaliação de fontes de informação online.

O modelo, desde 2016, é composto por 3 workshops ao longo do ano e por um torneio final entre os agrupamentos de escolas de Oeiras, criando-se uma dinâmica de trabalho que aproveita as valências das Bibliotecas Escolares.

No ano de 2016 foram feitas 66 sessões em 7 escolas, para 491 alunos. Os workshops dividem-se nas seguintes áreas temáticas: Identificar Informação; Pesquisar, Selecionar e Avaliar Informação; Utilizar e Aplicar Informação. Duas das três fases eliminatórias decorrem nas escolas através de uma plataforma online, enquanto que a final é realizada na Biblioteca Municipal de Oeiras.

Objetivos do projeto:
- Atrair novos públicos, fundamentalmente os jovens às Bibliotecas Municipais de Oeiras;
- Estimular a utilização da Internet como recurso informativo;
- Sensibilizar para o uso e aplicação eficaz das ferramentas de pesquisa e recuperação de informação;
- Realçar a importância de desenvolver uma atitude crítica e seletiva quanto à avaliação dos resultados obtidos;
- Apostar no desenvolvimento das literacias digitais e da informação;
- Reforçar o papel da biblioteca como espaço de inovação e acesso ao conhecimento;
- Reforçar a cooperação com a Rede de Bibliotecas Escolares.
- Utilizar procedimentos adequados à organização e tratamento da informação;
- Pesquisar informação na internet;
- Analisar a informação disponível na internet de forma critica;
- Respeitar os direitos de autor e normas de citação;
- Executar um trabalho de pesquisa e análise de informação através da pesquisa na internet.

A Biblioteca Municipal de Ílhavo desde 2008 que promove os Clubes de Leitura para Pais e Filhos.

Inicialmente, com o objetivo de alargar o projeto Ler para Crescer às famílias das crianças que nele participavam, foi criado o Clube Crescer a Ler, proporcionando um ambiente favorável à leitura em contexto familiar e promovendo um espaço de afeto, alegria, partilha, prazer e fascínio, assumindo o livro como objeto principal e a leitura como fator de desenvolvimento individual.

Entretanto as crianças cresceram e houve a necessidade de dar continuidade à participação, que com faixas etárias diferentes, exigiam da parte da equipa mediadora uma interação diferente. Assim, foi criado em 2011 um novo Clube de Leitura: Crescemos e Já Lemos.

Passados 9 anos, estes Clubes de Leitura (Crescer a Ler/Crescemos e já Lemos) estão já bem enraizados na dinâmica da Biblioteca Municipal e as inscrições para a próxima edição, que tem início em setembro, já se encontram abertas.

Histórias, músicas, poemas, entre outras atividades, fazem parte da dinamização destes espaços, pensados e construídos para as famílias, porque as famílias possuem um papel fundamental na promoção do contacto da criança com o livro e na importante tarefa de estimular a leitura.

As sessões são realizadas mensalmente, ao sábado.

poster_ilhavo.jpg

Mais informações sobre estes projetos em breve!

BE/RD 31-8-2017

 
       
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 09-12-2021