Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Bibliotecas Municipais face à pandemia do Covid-19 (serviços de empréstimo)


Tal como a maioria das instituições, as bibliotecas públicas foram "apanhadas" no meio das medidas de isolamento social necessárias para travar a propagação do novo coronavírus, sendo obrigadas a encerrar os seus espaços.

Assim, nesta altura em que as comunidades mais precisam de ser fortes, coesas e resilientes, as bibliotecas públicas, apesar de terem os espaços encerrados, e face à falta de conteúdos digitais disponíveis capazes de subsituir, senão tudo o que o espaço físico da biblioteca oferece, pelo menos a possibilidade de continuar a ler, de forma gratuita, e usufruir de todos os benefícios que a leitura no traz,  reinventaram serviços, adaptaram procedimentos e colaboraram na produção e disponibilização de recursos que de alguma forma possam contribuir para manter as comunidades atentas, alertas, informadas e ligadas com à sua biblioteca.

Um dos serviços mais procurados nas bibliotecas e que face às atuais circunstâncias está a ser adaptado é o serviço de empréstimo de livros, que um número cada vez maior de bibliotecas está a disponibilizar à comunidade com as possibilidades de "take-away" ou de entrega ao domicílio.

Recolhemos alguns registos destes serviços que espelham o esforço das bibliotecas públicas em continuar, agora mais do que nunca, a satisfazer as necessidades das suas comunidades, para além da, sempre útil, divulgação e partilha de conteúdos online.

 [EM ATUALIZAÇÃO]

 

Biblioteca Municipal de Gavião - “𝗕𝗶𝗯𝗹𝗶𝗼𝘁𝗲𝗰𝗮 𝗣𝗼𝗿𝘁𝗮 𝗮 𝗣𝗼𝗿𝘁𝗮"

Este serviço funcionará durante o período de encerramento ao público da Biblioteca Municipal.

O serviço é gratuito e as entregas são válidas em todo o concelho.

Após consultar o catálogo online https://bit.ly/2RU8LO1 é só fazer o pedido de empréstimo para o email: biblioteca@cm-gaviao.pt  ou por telefone  241639071 (De segunda a sexta, no horário das 8:30 às 15:30).

No email com o pedido deve indicar o nome, morada, e contacto telefónico. 

Gaviao.jpg

Saber mais

 

Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela (Vila Verde)

Os livros são requisitados via telefone ou email e entregues à porta da Biblioteca em data e hora a combinar com o utilizador.

Os leitores telefonam ou enviam e-mail indicando as obras de que necessitam, estas são devidamente higienizadas, e entregues ao utilizador, cumprindo as regras de distanciamento, em data e hora previamente combinadas.

Os prazos de devolução foram alargados, tal como o número de documentos que é possível requisitar, de maneira a que nunca falte leitura (ou jogos de tabuleiro...) àqueles que a procuram.

 vilaverdeemp.jpg

Saber mais


Biblioteca Municipal de Viseu - “Biblioteca Take Away”

Este serviço levará livros, DVD, revistas e outras publicações até casa dos munícipes que o requisitem.

O serviço é gratuito e as entregas são válidas em todo o concelho, nas 25 freguesias. Para utilizar a “Biblioteca Take Away”, os interessados devem, em primeiro lugar, selecionar até 3 títulos que queiram receber nas suas casas, no site da Câmara Municipal, em www.cm-viseu.pt, no menu “Biblioteca Online”.

Depois da seleção dos títulos, devem realizar o pedido através de um dos seguintes meios: pelo site, em www.bibliotecaonline.cmviseu.pt, via e-mail, para o endereço biblioteca@cmviseu.pt, ou telefone, pelo 232432524, com indicação dos respetivos dados essenciais à entrega (nome, morada, coordenadas GPS e contacto telefónico), entre as 10 e as 18 horas, de segunda a sexta-feira.

Estando o pedido realizado, resta receber os títulos em casa. As entregas funcionarão das 10 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

 viseu.JPG

Saber mais

 

 

Biblioteca Municipal António Botto - "Livros tirem-me daqui!" Serviço de take away

Livros tirem-me daqui, é um serviço que lhe permite requisitar milhares de livros e outros documentos que estão agora confinados às nossas prateleiras e sentem falta de nós. Um livro é um amigo e ler é o melhor remédio, são frases que nunca fizeram tanto sentido.

Para aceder a este serviço os utilizadores fazem uma reserva que será satisfeita no prazo máximo de 24 horas, através do email   biblioteca@cm-abrantes.pt ou pelo tel: 92 630 77 86. (De segunda-feira a sexta-feira, no horário: 09:00-12:30; 14:00-17:30)

Além dos títulos dos documentos que pretende, o utilizador indicará o seu nome, número de leitor e o contacto telefónico, para agendamento do levantamento.

Saber mais

 

Biblioteca Municipal de Belmonte - “Tenha sempre um livro ao alcance do seu tempo” Take-away

Empréstimo de livros a partir de uma lista de obras selecionadas semanalmente. Os pedidos são feitos via telefone e as encomendas levantadas na biblioteca em horário a combinar.

belmonte2.jpg

Saber mais

 

Biblioteca Municipal de Grândola - “Grândola em Casa”

A Biblioteca Municipal de Grândola lança um novo serviço que vai levar livros a quem está em casa. Basta pesquisar no catálogo da Biblioteca em http://pacweb.rbgrandola.com.pt/pacweb e fazer o pedido via:

Página de Facebook da Biblioteca Municipal;
Correio Eletrónico: biblioteca@cm-grandola.pt;
Telemóvel: 916 183 102;
Telefone Fixo: 269 450 080, entre as 9H00 e as 15H00.

As entregas são feitas por técnicos da Biblioteca à quarta-feira e cumprem todas as regras de segurança e higiene recomendadas pela Organização Mundial de Saúde e pela Direção-Geral de Saúde.

grandola.jpg

Saber mais

 

 

 

A Biblioteca Municipal Laureano Santos (Rio Maior) - Book Drive

Este serviços va disponibilizar, a partir de 17 de abril, o "Book Drive", uma nova modalidade de empréstimo de livros e DVD´s.

Para verificarem a disponibilidade de um livro ou DVD, os leitores podem consultar o catálogo online em catalogo-rbcrm.cm-riomaior.pt e depois de fazer a sua escolha (máximo de três títulos por leitor), deverá fazer a requisição através do email: biblioteca@cm-riomaior.pt, com a identificação e número de leitor, horário preferencial de entrega e contacto telefónico, ou ainda pelo telefone 243 999 310.

Após solicitados por qualquer leitor, através de e-mail ou telefone, os títulos poderão ser levantados diretamente no "Book Drive", em frente à Biblioteca, entre as 9h e as 18h, de segunda a sábado. A devolução será feita também no mesmo local.

Book Drive.jpg

Saber mais

 

Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro - "#FiqueEmCasa… com a sua Biblioteca"

Iniciativa de proximidade que leva os livros a casa dos munícipes, contribuindo para ajudar a cumprir o isolamento social, incentivando a leitura:

Basta aceder ao catálogo online através do portal da Biblioteca Municipal (http://bm.cm-olb.pt), selecionar os títulos a requisitar (limite máximo de três itens por utilizador), reservar on-line ou enviar e-mail (bmolb@cm.olb.pt) com indicação dos títulos, número de leitor e local de entrega dos itens requisitados (dentro dos limites do concelho).

Caso ainda não seja leitor e queira usufruir deste serviço, contacte a Biblioteca via email bmolb@cm-olb.pt ou telefone:234732117.

OdB.jpg

Saber mais

 

Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen (Loulé) em regime de take away

A Biblioteca Municipal de Loulé retoma o serviço de empréstimo, que vai funcionar na Biblioteca sede, em Loulé, entre segunda e sexta-feira, das 11h00 às 17h00.

Para aceder ao serviço deverá consultar o catálogo da Biblioteca no endereço https://tinyurl.com/bibliotakeaway e escolher as suas preferências.

Depois deverá telefonar para o número 289 400 850 ou enviar email para biblioteca@cm-loule.pt e indicar os livros que pretende requisitar (títulos e autores), o seu número de Leitor da Biblioteca Municipal e nome completo.

Por fim, será agendada data e horário para levantamento da encomenda na Biblioteca Municipal.

loule.jpg

 Saber mais

 

Biblioteca Municipal Marquesa de Cadaval (Almeirim): "Livro à Porta"

Leva porta-a-porta os livros requisitados, aproveitando a disponibilidade dos seus funcionários.

A requisição pode ser feita via email da biblioteca, telefone ou através do catálogo online. A Biblioteca garante a desinfeção dos sacos de transporte e dos livros, bem como a quarentena daqueles que são devolvidos antes de regressarem ao empréstimo.

almeirimEmp.jpg

Saber mais

Biblioteca Municipal Francisco Álvares de Nóbrega (Machico): "Bblioteca ao Domicílio"

Entrega de livros ao domicílio disponibilizando o serviço de requisição a partir de casa, via preenchimento de formulário online, ou via telefone.  A niciativa visa manter os hábitos de leitura da população e apoiar os estudantes. As entregas são asseguradas por uma equipa de voluntários.

machico.jpg

Saber mais

Biblioteca Municipal de Soure - Empréstimo de livros ao domicílio

Serviço  destinado a todos os munícipes e pode ser solicitado por qualquer leitor em qualquer ponto do Concelho.

1º - Verificar a disponibilidade de um livro no catálogo online da Rede de Bibliotecas de Soure em http://bibliotecas.cm-soure.pt/Opac/ e registar o nome dos autores e obras selecionadas;

2º Contactar os serviços da Biblioteca através de email  biblioteca@cm-soure.pt ou telefones: 91 103 71 84 || 239 501 525. Por email, deve indicar o nome completo, contacto e endereço para entrega (se for leitor da Biblioteca Municipal pode indicar o nº de leitor) e o(s) nome(s) do (s) livros ou o(s) assunto(s) e referência.

3º  As obras requisitadas serão entregues pelos serviços do Município, após aviso do dia da entrega. Poderão entrar em contacto para os contactos habituais da Biblioteca para esclarecimento de qualquer assunto, tal como para a devolução e/ou um novo pedido.

4º Os livros poderão estar no domicílio do leitor até um período máximo de 30 dias. Após a devolução dos livros, estes entrarão em quarentena durante 30 dias e serão higienizados.

soure.JPG

Saber mais

 

Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital - Serviço de empréstimo em "take-away"

Requisição através de agendamento  por telefone (tel: 238 692 376 Oliveira do Hospital e 238 648 608 Lagares da Beira ) ou por e-mail biblioteca.oliveira@cm-oliveiradohosptal.pt 
biblioteca.lagares@cm-oliveiradohospital.pt.

Os pedidos podem também ser feitos via mensagem no Facebook.

 BMOH.JPG

Saber mais

 

Biblioteca Municipal da Covilhã - Serviço de empréstimo em "take-away"

Requisições via catálogo online e  telefonema para agendamento da entrega à porta da biblioteca.

coviEmpr.png

Saber mais


Biblioteca Municipal José Régio (Vila do Conde) - Livros ao domicílio

A iniciativa tem por objetivo levar a todos a leitura como companhia, nestes dias de isolamento e confinamento.

É necessário ter cartão de utilizador. Através de telefonema (tel: 252240040) ou email biblioteca@cm-viladoconde.pt, os leitores fornecem  os seus dados e  indicam os títulos pretendidos.

Um funcionário, no estrito cumprimento de todas as regras de higiene e segurança, deixará os volumes requisitados no endereço indicado.

Os livros têm a garantia de não terem sido objeto de contato humano nos últimos 25 dias e aqueles que entretanto forem recolhidos, serão colocados em quarentena antes de circularem novamente.vconde.jpg

Saber mais
 

Biblioteca Municipal António Arnaut (Penela): #FiqueEmCasa… com livros!

Novas regras para o Empréstimo Domiciliário, permitindo 6 livros pelo prazo de 30 dias. Para o Novo Serviço de Empréstimo, ativo durante o Plano de Contingência, basta aceder ao Catálogo on-line http://catalogo.cm-penela.pt/, escolher o que pretende ler e enviar à biblioteca via email biblioteca@cm-penela.pt. Caso ainda não sejam leitores, a inscrição pode ser feita online. Para o levantamento dos livros, há duas opções:

a) Levantar os livros na Biblioteca Municipal, em dia e hora previamente agendada;

b) Receber os livros na sua própria casa, também, em hora e local a combinar, caso o leitor se encontre impossibilitado de sair do seu domicílio.

 penela.jpg

Saber mais 

 

Biblioteca Municipal de Mação: Serviço "TAKE AWAY" e envio via CTT

Selecionar o livro, ou livros, em: http://biblioteca.cm-macao.pt/SearchBook.php e fazer  chegar o pedido à biblioteca via telefone: 241 577 249, e-mail: biblioteca@cm-macao.pt ou mensagem no Facebook.

Quando encomendar deve indicar o nome, número de leitor e telefone. Se não tiver número de leitor o registo pode ser feito na hora. Na hora pretendida, os livros estarão embalados num balcão, no exterior da Biblioteca ou, no caso de não ter capacidade para se deslocar à biblioteca, os documentos serão enviados via CTT.
O prazo de devolução, excecionalmente, é de 1 mês.

macao.jpg

Saber mais

 

 
Biblioteca Municipal da Mealhada - Serviço de "entregas" ao domicílio

Consultar o catálogo e escolher os documentos a requisitar: http://mealhadaopacgib.bibliopolis.info/opac/

Enviar um e-mail para biblioteca@cm-mealhada.pt ou ligar por telefone: 231 201 681 indicando os títulos, o número de leitor e a morada para entrega. Aguardar a confirmação do horário de entrega e... ficar em casa à espera! O número máximo de títulos permitidos por utilizador é de 3 documentos.

mealhada.jpg

Saber mais | Saber mais 

 

 

Biblioteca Municipal Branquinho da Fonseca (Mortágua): "Take Away de Livros"

Requisitar no catálogo online e aguardar pela entrega em casa. Estão também pré-preparados vários "menus" surpresa à disposição de acordo com escalões etários: Menu Mini (crianças do pré-escolar), Menu Médio (a partir dos 6 anos), Menu Grande (jovens), Menu Extra-Grande (adultos).

Em alternativa, os pedidos podem ser feitos via telefone (Telef. 231 927440 horário: 09h00-12h30 e das 14h00-17h00) ou mensagem (e-mail: biblioteca@cm-mortagua.pt) indicando os títulos pretendidos, o número de utilizador e a morada de entrega. Os livros são embalados e entregues na morada indicada.

A recolha dos será feita após a receção de uma mensagem (e-mail ou telef.) Quando os “menus” regressarem à Biblioteca ficarão um mês sem voltarem a sair.

mortágua.jpg

Saber mais

 

Biblioteca Municipal Lúcio Craveiro da Silva (Braga): Empréstimo a pedido

Os pedidos de empréstimo são feitos através de email, que também serve para marcar horas: atendimento@blcs.pt

Uma outra iniciativa que a Biblioteca Lùcio Craveiro da Silva adotou passa pela oferta de livros que são colocados nas floreiras no exterior do edifício, em plena rua.

Livros infantis e juvenis, romances de autores portugueses e estrangeiros, provenientes de doações à biblioteca, são colocados nas floreiras existentes no exterior do edifício, em plena rua. À medida que as floreiras vão ficando “despidas”, são colocados outros livros, numa tentativa de permitir a leitura de forma solidária.

 braga.png

 

Biblioteca Municipal Dr. António Baião (Ferreira do Zêzere): Empréstimo por marcação

Através de marcação via telefone, a Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere funciona de 2ª a 6ª feira, das 9h às 13h e das 14H às 17H, para entrega e recolha de títulos.

ferrzez.jpg

Saber mais

 

Biblioteca Municipal Miguel Torga (Arganil): Novas regras para o Empréstimo Domiciliário de Livros e Serviço de Impressões

O empréstimo domiciliário tem novas regras que vigorarão até à reabertura das Bibliotecas, enquanto as devoluções estão suspensas, retomando a sua normalidade quando as Bibliotecas reabrirem ao público

Num vídeo divulgado no Facebook da biblioteca, são demonstrados os procedimentos para o empréstimo de livros reservados no catálogo em linha, no respeito pelas normas do plano de contingência concelhio.

Vídeo de Apresentação

A biblioteca assegura que o registo informático é feito a partir dos dados fornecidos na reserva, sem a necessidade física do livro, conferindo uma completa proteção para os utilizadores e funcionários, tal como acontece com os procedimentos do ponto de recolha, que permite que os livros sejam recolhidos em segurança.

Saber mais

Para além deste serviço de empréstimo, a biblioteca disponibiliza também o Serviço de impressões, pretendo ajudar a comunidade que necessite de ficheiros impressos neste período difícil. Assim, o ficheiro em formato PDF deve ser enviado por email para empréstimo bma@cm-arganil.pt, solicitando o número de impressões e informar se pretende a impressão a cor ou a preto. Da biblioteca, será enviado um e-mail a informar o procedimento que deve seguir para recolher e pagar as impressões.

arganil.jpg

Saber mais

 

 

Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes (Sertã): "Viajar nas histórias sem quebrar a quarentena" - Empréstimo domiciliário.

 Durante o mês de abril, a Biblioteca Municipal retoma o serviço de empréstimos domiciliário.

Os utilizadores poderão consultar o catálogo online da biblioteca em https://catalogo.cm-serta.pt/, procurando os títulos de livros e dvds da sua preferência e fazer o pedido dos títulos (até ao máximo de 10 livros e 10 dvds) através do contacto telefónico 274 604 227 ou do e-mail anasofia@cm-serta.pt, ou ainda da página de Facebook da Biblioteca, mencionando também o nome, número de leitor e contacto telefónico. As "encomendas" poderão ser recolhidas todas as semanas, às quartas-feiras entre as 13 e as 14 horas, na entrada da Biblioteca Municipal. Os títulos poderão ser devolvidos até cinco dias após a reabertura da biblioteca, cuja data está dependente da evolução da situação atual provocada pela Covid19.

serta.jpg

Saber mais

 

Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova: Entrega de livros ao domicílio

Este serviço pode ser solicitada por qualquer leitor, em qualquer ponto do concelho, suprimindo a ausência da Bibliomóvel – Biblioteca Itinerante de Proença-a-Nova, que deixou de realizar as suas rotas semanais, e dos polos de Sobreira Formosa, Atalaias, São Pedro do Esteval e Montes da Senhora.

Para verificar a disponibilidade de um livro, sugere-se a consulta do catálogo online, acessível na página da Biblioteca, em https://www.biblioteca.cm-proencanova.pt/ e fazer o pedido através do email da biblioteca num máximo de três publicações (livros ou DVD’s) por leitor biblioteca@cm-proencanova.pt  com a identificação dos títulos, número de leitor, local de entrega, horário preferencial para a entrega e contacto telefónico. Quem não tiver Internet, pode contactar os serviços por telefone: 274 670 007. Para devolver os documentos, o leitor deverá entrar em contacto telefónico com a Biblioteca e agendar o levantamento dos livros que ficarão em quarentena antes de serem novamente emprestados. Outra das novidades implementadas durante este período excecional, é que o empréstimo pode chegar até a um mês.

proencaemp.JPG

Saber mais

 

Biblioteca Municipal de Lagoa: Ativação do Serviço de Empréstimo

Para responder às necessidades dos leitores, e dentro das limitações que esta pandemia impõe, o Serviço de Empréstimo foi ativado de forma controlada.

O pedido de empréstimo é feito através de telefone 282 380 436 ou por correio eletrónico biblioteca@cm-lagoa.pt. Selecionam-se os títulos e respetivos autores, até um máximo de 5. O Catálogo da Biblioteca está disponível em online em http://catalogobib.cm-lagoa.pt.

Mediante o número do Cartão de Leitor ou o  nome completo, e após aceite o pedido, será agendado o dia e a hora de recolha dos livros na Biblioteca.

Os livros serão disponibilizados num saco de papel, na zona exterior da entrada, cuja porta será aberta para o efeito pelo funcionário/a ao serviço, procurando manter o devido afastamento recomendado pelas autoridades de saúde.

As devoluções são feitas no sistema já em funcionamento, à esquerda da porta principal do edifício da Biblioteca Municipal de Lagoa, identificado da seguinte forma: “Devolução de Livros / Book Return”.

lagoa.JPG

Saber mais

 

Biblioteca Municipal Dr. Hermínio Paciência (Alpiarça) - "A Biblioteca ao seu encontro - Covid-19"

Com o objetivo de facilitar o acesso aos livros, CD’s, DVD’s confinados no edifício da Biblioteca Municipal à comunidade alpiarcense, com a necessária adequação dos procedimentos de segurança, a biblioteca disponibiliza um serviço de entrega ao domicílio. 

Basta aceda à Àrea do Leitor do catálogo on-line em: https://biblioteca.cm-alpiarca.pt/  e fazer  a reserva. Em alternativa, pode contactar a biblioteca através do mail biblioteca@cm-alpiarca.pt  ou pelo telefone 243 559 110, e indicar os títulos dos livros, DVD's ou CD's que pretende. A biblioteca procederá ao acondicionamento dos documentos e à sua entrega na morada indicada, na data e hora combinada de comum acordo. A devolução será também efetuada em data e hora combinada de comum acordo. 

 Os procedimentos no manuseamento dos documentos, tanto no ato de entrega como de recolha/devolução, serão da responsabilidade da Biblioteca Municipal de Alpiarça e obedecem às medidas de segurança recomendadas para estes contextos.

alpiarçaEmp.jpg

Saber mais

 

Estes são alguns dos primeiros exemplos que nos chegaram de que as Bibliotecas Públicas, mesmo condicionadas e com os espaços encerrados, podem servir a comunidade, tentando, na medida do possível, continuar a dar resposta às suas necessidades de informação e lazer.

#vamosaissoRNBP #BibliotecasNaSuaCasa

 
RD BDE 05-04-2020      
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 19-04-2024