Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Leitura e Leitores das bibliotecas agora em versão online


Como forma de incentivar as bibliotecas públicas a assinalar algumas datas comemorativas e a desenvolver atividades com elas relacionadas, elaborámos um Calendário da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas que, para além de uma seleção de dias comemorativos mais relevantes que poderão contribuir para potenciar o papel de formação e informação das bibliotecas municipais, também associámos, a cada mês, temas que representam áreas de atuação essenciais, existindo mensalmente propostas de dinamização de atividades.

No mês de abril, dedicado ao Livro, uma das iniciativas propostas foi a criação e dinamização de comunidades e grupos de Leitores. Neste âmbito, atendendo ao período de confinamento que vivemos para fazer face à pandemia di Covid-19, e a título exemplo, destacamos sete iniciativas que reinventaram o conceito, trazendo para dentro de casa dos leitores, através da Internet, comunidades de leitura e grupos de leitores ou outas formas de facilitar o encontro entre livros, leitores e autores.  A possibilidade de partilhar propostas, autores favoritos ou histórias em diferentes formatos com pessoas com preocupações idênticas traz benefícios, oportunidades e desafios motivadores, criando novos interesses e abordagens, enriquece culturalmente, promove o espirito crítico e, muito importante especialmente neste periodo, combate a solidão.

Assinalamos desde já a primeira Comunidade de Leitores a ser dinamizada por uma Rede Intermunicipal de Bibliotecas, a Comunidade de Leitores da Rede Intermunicipal do Oeste (RIBO) que, no Dia Mundial do Livro, teve a sua primeira sessão.

Por outro lado, criaram-se outras formas de interligar os leitores dinamizando, via videoconferências ou grupos específicos criados no facebook, conversas e partilha de experiências de leitura online, como é exemplo a iniciativa da Biblioteca Pública de Évora "Todos no Sofá" ou os Clubes de Leitura das Bibliotecas Municipais de Porto de Mós e de Vila Real de Santo António "Leituras ON"  , que mantiveram a sua continuidade apesar da adaptação ao novo formato online.

Também a Biblioteca Luís da Silva Ribeiro, de Angra do Heroísmo, apela à participação dos seus leitores num Clube de Leitura para Jovens, através da adesão ao Grupo no Facebook "Pelo Livro Dentro".

Já as Bibliotecas Municipais de Oeiras, continuam a dinamizar a sua rubrica "Café com Letras", onde há um convidado que conversa com os leitores, mas agora transformada e transmitida online, via Facebook.

Recentemente, e não prevendo um regresso rápido ao espaço da biblioteca do grupo de utilizadores da ARPICA, a Biblioteca Municipal de Alpiarça desafiou-os a participarem via skype na iniciativa "Conto-te um Conto...Contem-nos um Também" que pretende retomar conversas e partilha de histórias online.

 
RD BDE 06-05-2020      
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 19-04-2024