Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
A minha freguesia a ler+


blogue do projeto A minha freguesia a ler+
   

O Município de Silves, através da sua Biblioteca Municipal, lançou no passado dia 24 de novembro um ambicioso projeto plurianual de promoção da leitura e da literacia destinado às populações das diversas freguesias do concelho de Silves, o qual se denomina “A minha Freguesia a Ler+”.

 

Este projeto, pioneiro no Algarve, será implementado, numa primeira fase, em 2013 e 2014 em quatro freguesias do concelho de Silves e tem três vertentes de intervenção fundamentais: a criação de bibliotecas nas sedes das associações culturais e recreativas ou noutros espaços similares; a formação de uma rede de núcleos locais de voluntários da leitura e de clubes de leitura associados; e a dinamização de ações regulares de incentivo à leitura e de difusão da literacia com vários segmentos de público (das crianças aos séniores) em vários contextos, públicos e privados, das freguesias.

 

Os principais objetivos que movem esta iniciativa são, além da promoção da leitura informal e da narração oral, uma maior aproximação e apoio regular às realidades culturalmente mais carenciadas, uma crescente integração social e envolvimento comunitário através do estímulo ao voluntariado e uma desejada descentralização e itinerância de práticas, dinâmicas e espaços culturais.

 

Este projeto conta com as parcerias oficiais do Plano Nacional de Leitura, Fundação Calouste Gulbenkian, projeto “Voluntários de Leitura” (do Centro de Investigação para Tecnologias Interativas da Universidade Nova de Lisboa), Secretaria de Estado da Cultura/Direção Regional de Cultura do Algarve e jornal Terra Ruiva. Além disso, estão a ser consolidadas colaborações diversas a nível do concelho de Silves, nomeadamente com a Casa do Povo de Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra, a Junta de Freguesia de Alcantarilha e a Santa Casa da Misericórdia de Alcantarilha.

 

Depois da sua apresentação pública, decorrerá até final de dezembro deste ano a fase oficial de candidaturas ao projeto por parte das diversas associações culturais e recreativas e Juntas de Freguesia do concelho, arrancando o mesmo, no terreno, em janeiro de 2013.

 

O endereço eletrónico biblioteca@cm-silves.pt e os telefones 282 442 112 | 282 440 800 são os contactos da Biblioteca Municipal de Silves disponíveis para a recolha de informação adicional sobre este projeto.

 

A plataforma online do projeto é o blogue http://aminhafreguesiaalermais.blogspot.pt

 

Poderá consultar também sobre este projeto:

 

-Entrevista ao Professor Fernando Pinto do Amaral

-Reportagem na Antena 1

-Artigo no Jornal Público - Cultura.Sul

 
       
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 26-11-2021