Esposende, 27 e 28 de outubro de 2017
Quando se assinalava a passagem dos 30 anos da criação do Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas e os 25 anos da realização do 1º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas em Esposende, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, em colaboração com a Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), pretendeu assinalar ambas as datas fazendo regressar a Esposende a realização do 14º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.
Sob o lema "Num mar de oportunidades: bibliotecas em redes" pretendeu-se refletir sobre o panorama atual das bibliotecas públicas, sobre os sucessos alcançados e dificuldades enfrentadas, mas também os desafios quanto ao futuro, as conquistas obtidas ao longo de 3 décadas e sobre tudo quanto ainda falta concretizar. Numa conjuntura em que a criação de redes surgia como uma oportunidade de desenvolvimento e de gestão eficaz dos recursos cada vez mais escassos, as bibliotecas encontravam-se num momento crucial para estabelecer pontes a nível local e regional.
Por forma a dar continuidade ao desenvolvimento do Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, o 14º Encontro apostou num modelo inovador e participativo, onde diversos temas e experiências se cruzam para apontar caminhos e definir estratégias no contexto europeu, aproveitando as dinâmicas que o digital trouxe para o campo da ciência e da cultura, refletindo sobre os permanentes desafios tecnológicos, as rápidas mutações sociais e a alteração dos hábitos de acesso à informação. Através da apresentação de conferências de enquadramento e da realização de Grupos de Reflexão em sessões paralelas, os participantes no Encontro foram envolvidos na reflexão em torno de temas fundamentais para as bibliotecas públicas.
Aproveitando a proximidade do mar em Esposende, todos os bibliotecários foram convidados a mergulhar num dos temas deste Encontro e a, em conjunto e de forma colaborativa, contribuírem para a reflexão e definição de linhas de ação para as bibliotecas públicas. As redes constroem-se todos os dias, com todos e de forma plural e participada, pelo que se quis aproveitar as múltiplas oportunidades que a criação de redes oferecem às bibliotecas.
Consute o Programa do Encontro e a documentação de trabalho para os grupos de reflexão: