Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
1º Encontro de Redes Intermunicipais de Bibliotecas Públicas
 

Realizou-se a 5 de junho de 2018, em Seia, o 1º Encontro de Redes Intermunicipais de Bibliotecas Públicas. Numa organização conjunta da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), da Câmara Municipal de Seia e da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, em colaboração com a Universidade da Beira Interior e o Instituto Politécnico da Guarda, este Encontro teve por objetivo dar a conhecer as redes intermunicipais de bibliotecas já existentes em Portugal e incentivar a criação de novas redes de bibliotecas deste âmbito territorial.

Para além dos representantes das entidades organizadoras, participaram também no encontro representantes do Gabinete do Ministro da Cultura, da Rede de Bibliotecas Escolares e de várias Comunidades Intermunicipais e Municípios do País.

Os representantes das oito redes intermunicipais de bibliotecas já formalmente constituídas apresentaram o seu historial e modelo de organização, os projetos desenvolvidos e em curso, bem como as dificuldades encontradas e os resultados já alcançados. Foram assim apresentadas as seguintes redes: Rede das Bibliotecas Municipais do Médio Tejo, Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela, Rede de Bibliotecas de Leitura Pública do Cávado, Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alentejo Central, Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Oeste, Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Coimbra, Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Baixo Alentejo.

No âmbito da sua nova estratégia de incentivo à constituição de redes intermunicipais de bibliotecas públicas, assente num contacto direto com as Comunidade Intermunicipais mas de trabalho de proximidade com os Municípios e os bibliotecários, a DGLAB apresentou neste encontro as linhas do seu Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços das Bibliotecas Públicas, a que se poderão candidatar Comunidades Intermunicipais com redes de bibliotecas já constituídas.

No debate que marcou o encerramento das apresentações, vários participantes destacaram que no decorrer nos trabalhos ficou patente que as bibliotecas públicas estão agora verdadeiramente a trabalhar em rede, pelo que o 1º Encontro de Redes Intermunicipais de Bibliotecas Públicas constituiu um marco importante na história das bibliotecas públicas portuguesas.

Consulte o Programa do Encontro e as apresentações disponíveis:

Redes Intermunicipais: uma estatégia para as bibliotecas públicas (DGLAB)

Rede das Bibliotecas Públicas Municipais do Médio Tejo

Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela

Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alentejo Central

Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Oeste

Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Coimbra

Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro

Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Baixo Alentejo

 

© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 27-04-2024