Declaração de Princípios Internacionais de Catalogação (2009)

Emanada da IFLA, vem substituir e alargar o âmbito de aplicação dos Princípios de Paris, de 1961, tendo em conta a generalização dos catálogos em linha e a necessidade de abranger não apenas obras textuais, mas todo o tipo de suportes.

 

UNIMARC manual: concise bibliographic format (2008)

Um dos principais formatos de troca de dados bibliográficos utilizados pela comunidade internacional de bibliotecas.

Publicado em português, na versão não abreviada: IFLA; coord. da trad. e rev. téc. Rosa Maria Galvão, Margarida Pedreiro Lopes – Manual UNIMARC: Formato bibliográfico. Lisboa : Biblioteca Nacional de Portugal, 2008. ISBN 978-972-565-439-2.

 

Functional Requirements for Bibliographic Records: final report (2008)

Este documento visa estabelecer de forma clara e precisa o conceito de registo bibliográfico, as suas funções e aplicações, e ainda os seus objectivos relativamente à satisfação das necessidades dos utilizadores.

Publicado em português:  IFLA Study Group on the Functional Requirements for Bibliographic Records; trad. Fernanda Maria Guedes de Campos; rev. técnica Maria Inês Cordeiro, Fernanda Maria Guedes de Campos, Rosa Maria Galvão – Requisitos funcionais dos registos bibliográficos: relatório final. Lisboa : Biblioteca Nacional de Portugal, 2008. ISBN 978-972-565-435-4

  

Requisitos Funcionales de los Datos de Autoridad (FRAD): Un modelo conceptual (2008)

Tradução para castelhano dos Functional requirements for authority data. Na continuidade do trabalho desenvolvido com o estabelecimento de Requisitos Funcionais dos Registos Bibliográficos, este documento visa definir os requisitos funcionais dos registos de autoridade, de forma a auxiliar o controlo de autoridades e a viabilizar a partilha deste tipo de informação.

 

International Standard Bibliographic Description (ISBD). Preliminary Consolidated Edition (2007)

Esta edição congrega num único texto as várias ISBD específicas (para monografias, seriados, mapas, registos sonoros, recursos electrónicos, etc.), tornando mais consistentes e actualizadas as formas de descrição estipuladas nas diversas ISBD.