Com a massificação da utilização da Internet, as possibilidades multiplicam-se exponencialmente: refletir sobre livros, partilhar resenhas, experiências, seguir outros leitores, descobrir novas leituras e até conectar-se com autores, são hoje uma possibilidade real.
A possibilidade de partilhar atividades, autores favoritos ou histórias com outras pessoas com preocupações e/ou interesses idênticos (algo que pode ser feito quer no plano virtual, quer presencial) é motivadora quer para os leitores regulares, que assim reforçam os hábitos de leitura ao encontrar novas visões, interpretações e incentivos,quer para aqueles que não são fãs da leitura e que acabam por descobrir uma maneira inovadora de olhar para os livros.
A Fundación German Sánchez Ruipérez, na sua publicação "Clubs de lectura en el siglo XXI", enumera os benefícios oportunidades e desafios que os clubes de leitura podem trazer à comunidade no geral, e a cada um dos seus membros, em particular. Consulte a nossa notícia de 18 de outubro de 2019 sobre este assunto.
De acordo com os dados recolhidos no questionário da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas de 2022, as bibliotecas da RNBP promoveram e dinamizaram 96 Grupos de Leitores (Clubes de Leitura | Comunidades de Leitores), num total de 1809 sessões, onde participaram 23 377 pessoas.
(descarregue aqui o cartaz)
MAPA GOOGLE REFERENTE AOS CLUBES DE LEITURA E COMUNIDADES DE LEITORES NAS BIBLIOTECAS DA RNBP
Atualizado em 18-07-2024 | RD